English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 7 de outubro de 2014

JUSTIÇA NEGA PEDIDO DE SOBRINHA DE JOE SHUSTER

Por J.B.

Ontem a Suprema Corte dos Estados Unidos  recusou, mais uma vez, o recurso impetrado pela sobrinha de Shuster em relação a disputa de direitos autorais do personagem Superman, fazendo com que a decisão tomada em novembro de 2013 pela 9* Corte de Apelações continue valendo, sendo assim a sobrinha de Shuster fica apenas com o acordo feito com a Jean Peavy, irmã de Shuster e a D.C. Comics em 1992, sob uma cláusula do Ato de Copyright dos Estados Unidos instituído em 1976.

O acordo foi executado logo após a morte de Joe Shuster, quando Peavy escreveu a Warner Bros. e pediu que a empresa paga-se as dívidas e despesas funerárias do irmão. A Warner Bros. concordou, no entanto Paul Levitz, Presidente Executivo da D.C. Comics na época,  advertiu: 

"Este acordo representaria a última e definitiva negociação do autor e seus herdeiros com a editora e resolveria totalmente quaisquer reclamações passadas, presentes ou futuras contra D.C. Comics."

A sobrinha de Shuster reclamava uma indenização de mais de 600 mil dólares, entre outros benefícios, além do retorno da propriedade do personagem para sua família, no entanto em 2012 o juiz Distrital Otis D. Wright achou este pedido inválido, sua alegação foi pautada no término de copyright de 2003 que Jean Peavy e Frank Shuster assinaram com a D.C. Comics, que garantia uma pensão anual de 25 mil dólares, além de outros benefícios. Cerca de três meses depois a família de Shuster ganhou 50% dos direitos completos de Action Comics Vol.1 #1, lançada em 1938.

No caso da família Shuster ser vencedora dessa verdadeira guerra jurídica, a Warner Bros./DC Entertainment teria sérios problemas, começando com a divisão dos lucros milionários que o personagem rendeu nos últimos anos com HQs, produtos licenciados e, principalmente, com adaptações como Smallville e The Man of Steel.

A editora também teria problemas com vários elementos que constituem o herói, esses elementos precisariam ser retirados de todas as mídias, como toda a sua sua origem, a maioria dos seus poderes, o seu visual, inclusive no seu tradicional "S", a intrépida repórter Lois Lane também deixaria de existir, já que todos esses elementos se encontram na Action Comics #1. Como a família Shuster ainda tem direito a recursos, e é claro que eles não iram desistir, e que o caso pode se estender por mais algumas décadas.

Fonte: www.bleedingcool.com 

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br