English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

HOMENAGEM PÓSTUMA A JERRY SIEGEL

Por J.B.

Se estive-se vivo, Jerome Jerry Siegel completaria hoje, um século.
 
Nascido a 17 de Outubro de 1914 em Cleveland, Ohio, sempre mostrou-se um ávido fã por histórias de ficção científica. Em 1929 (com 15 anos) publicou seu primeiro fanzine, intitulado Cosmic Stories". 

 Muitos outros exemplares do mesmo gênero foram publicados mais tarde, mas seu sucesso pleno ainda estava por vir. E não demorou muito, pois veio juntamente com um futuro novo amigo, que acabara de mudar-se do Canadá. Esta pessoa era Joe Shuster.

Shuster e Siegel encontraram-se logo após a chegada do primeiro em Cleveland. Devido ao fascínio de ambos pela ficção, logo viraram bons amigos. Além disso, Siegel encantara-se pela arte de Shuster, o qual desenhava especialmente bem.

Em 1932, Siegel e Shuster criaram um vilão careca telepata chamado The Superman, que desejava dominar o mundo. Ele apareceu numa história curta chamada The Reign of the Super-Man, publicada na  de Science Fiction: The Advanced Guard of Future Civilization #03, um fanzine de ficção científica que Siegel publicara em 1933. O personagem não fez sucesso. Depois de uma noite mal dormida em 1934, o personagem seria alterado para uma versão mais próxima do atual Superman.


Siegel e Shuster começaram então a jornada de seis anos tentando encontrar um editor para o personagem. The Superman foi oferecido aos editores de Consolidated Book Publishing, que tinham publicado um livro de quadrinhos em preto e branco de 48 páginas chamado Detective Dan: Secret Operative No. 48. Mesmo respondendo com uma carta encorajadora aos jovens artistas, a Consolidated nunca mais voltaria a publicar quadrinhos. 

Shuster se irritou e queimou todas as páginas de The Superman, restando apenas a capa salva por Siegel que a retirou do fogo. Siegel e Shuster então alteraram o personagem tornando-o comparável a Slam Bradley, um aventureiro criado pela dupla e que aparecera em Detective Comics #1, em março de 1937.

Em 1938, após uma proposta para More Fun Comics — publicado pela National Allied Publications, a precursora da DC Comics, o editor Vin Sullivan escolheu a nova aventura do personagem da dupla para a capa de Action Comics #1, em junho de 1938. No ano seguinte, Siegel & Shuster iniciaram a distribuição licenciada da tira do Superman. Siegel criaria o Espectro nesse mesmo período.

Em 1946, Siegel e Shuster, ao final do período do contrato de dez anos para produzirem as histórias do Superman, processaram a National pelos direitos do personagem. Em 1947, a dupla voltara ao editor Sullivan, que fundara e era o editor da Magazine Enterprises; na nova editora lançaram o cômico combatente do crime chamado Funnyman. Siegel então assumiria o cargo de diretor de arte da editora Ziff-Davis, em princípio da década de 1950. 

Shiegel & Shuster
Mais tarde retornou à DC para escrever sem créditos as histórias do Superman a partir de 1959, sob a supervisão do editor do Superman da Era de Prata, Mort Weisinger. Novamente processou a DC pelos direitos de sua criação, em 1967, o que levou a que sua ligação com seu personagem mais famoso se interrompesse novamente.

Siegel mais tarde trabalharia para a Marvel Comics, usando o pseudônimo de Joe Carter ao roteirizar as aventuras do Tocha Humana que apareceram na revista Strange Tales #112-113, em setembro-outubro de 1963, criando a namorada adolescente do herói chamada Doris Evans; e, com seu próprio nome, uma história retroativa dos X-Men com o Anjo, que apareceu em Marvel Tales e Ka-Zar, Siegel escreveu também para a Archie Comics, quando criou versões cômicas de super-heróis para a editora; para a Charlton Comics, onde criou alguns super-heróis; e para a inglesa Lion, escrevendo para aventuras de The Spider. 

Jerry Siegel
Em 1968 ele trabalhou para a Western Publishing, escrevendo histórias dos Junior Woodchucks, conhecidos no Brasil como Os Escoteiros-mirins, criados por Carl Barks. Já na década de 1970, ele foi contratado pela Mondadori Editore, a editora italiana dos personagens da Disney que publicava a revista Topolino, nome no país do Mickey Mouse, creditado como roteirista.

Em 1986, Siegel foi convidado pelo editor da DC Comics, Julius Schwartz, para escrever uma aventura imaginária do Superman chamada Superman: Whatever Happened to the Man of Tomorrow?, a última história do personagem antes de ser reformulado na fase pós-Crise pelas mãos de John Byrne com a minissérie The Man of Steel. Siegel não aceitou e o roteiro passou para Alan Moore. A história foi publicada em setembro de 1986 em duas partes nas revistas Superman #423 e Action Comics #583. Em 1993 ele entrou para o Hall da Fama Jack Kirby. 

Jerome Jerry Siegel  morreu em 1996. Em 2005 foi premiado postumamente com o prêmio Bill Finger pela excelência de seus escritos para os quadrinhos.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br