English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 23 de maio de 2010

NOSTALGIA: V - A BATALHA FINAL

Por J.B.

O ano era 1983, e gigantescos “discos voadores” começão a sobrevoar as principais cidades do planeta , algum tempo depois os tripulantes da nave-mãe que flutua sobre Nova York realizam o primeiro “contato imediato”, que é trasmitido pelas TVs de todo o planeta.

A minissérie V - A Batalha Final, foi produzida e dirigirda por Kenneth Johnson. Está no seu curriculo as séries O Homem de Seis Milhões de Dólares, A Mulher Biônica, O Incrível Hulk e Missão Alien. Devido ao sucesso da minisérie, o canal NBC encomendou uma série, desta vez com uma participação menor de Johnson, devido a problemas com o canal.
Os  Visitantes, como passam  ser chamados, possuem aparência humana, e revelan que seu objetivo em nosso planeta é  pedir nossa ajuda para produzirem substâncias que ajudarão a recuperar o meio-ambiente de seu planeta; em troca, eles prometiam  compartilhar sua tecnologia avançada. 

As coisas vão bem, até que a primeira  fábrica para os alienígenas utilizarem é aberta,  e é criada a Amigos dos Visitantes, uma organização que pretende doutrinar os jovens terrestres no “modo de vida dos Visitantes”. 

Enquanto isso, o cameraman Mike Donovan, interpretado pelo ator Marc Singer, acaba descobrindo a verdade sobre os Visitantes, que na realidade possuem  aparência reptiliana, e alimentam-se de roedores, e principalmente de humanos. 

Depois dessa descoberta, Donovan se une à Resistência, um grupo que conta com as habilidades de Julie Parrish, feita pela atriz Faye Grant e de Ham Tyler, interpretado por Michael Ironside,  na tentativa de deter a ameaça alienigina, a resistência utiliza o “V” como símbolo de Vitória. 

Nem todos os aliens são malignos, existem Visitantes que simpatizam com os humanos e chegam a oferecer ajuda, como Willie, feito por Robert Englund e Martin, interpretado pelo ator Frank Ashmore. A superioridade bélica dos inimigos é apenas superada pela ajuda que os Visitantes aliados tão e da descoberta de uma substância  chamada  “pó vermelho”, substância mortal para os extraterrestres.

Como forma de temperar a trama, foi colocado, também, o nascimento de uma menina híbrida, filha de um Visitante com uma humana, mais pra frente foi revelado que essa menina, chamada Elizabeth, seria a “salvadora da humanidade”.

V - A Batalha Final fez sucesso porque contava com doses certas de ação e suspense, isso empolgava o público, que naquela época não ligava para os "defeitos especiais", como por exemplo o fato das cabeças dos lagartos serem enormes, o que sempre deixava uma pergunta crucial, como é que eles pareciam humanos só com uma “pele” por cima do corpo?

Porém o sucesso da minissérie não continuou em relação a série de TV produzida um ano depois por Daniel Blatt e Robert Singer, chamada V. A série  teve apenas 19 episódios, e foi ao ar no dia 26 de outubro de 1984 e teve seu término no dia 22 de março de 1985.

Continuaram liderando a resistência o jornalista Michael Donavan (Mark Singer) e a cientista Juliet Parish (Faye Grant), com um time humano que ainda incluía Elizabeth (Jennifer Cooke/Jenny Beck), Ham Tyler (Michael Ironside), Chris Farber (Mickey Jones), Robert Maxwell (Michael Durrell), Robin Maxwell (Blair Tefkin), Kyle Bates (Jeff Yagher), Natan Bates (Lane Smith), Chiang (Aki Aleong), Elias Taylor (Michael Wright) e Sean Donavan (Nicky Katt). Ainda no comando réptil estava Diana (Jane Badler), acompanhada por Lydia (June Chadwick), Charles (Duncan Regehr), o tenente James (Judson Scott) e os simpatizantes da resistência Martin Philip (Frank Ashmore) e Willie (Robert Englund).

Na década de 1990,  o SBT reprisou V – A Batalha Final, seguinda da  série, o que causou o fracasso da série foram histórias maus escritas e a reutilização dos efeitos especiais da minissérie. Com o objetivo de salvar a série, o canal NBC resolveu reduzir os custos, dispensando alguns personagens e lfazendo as gravações apenas nos estúdios da Warner Bros. A preoculpação era tanta que os produtores chegaram a cogitar a introdução de um carro falante para competir com Kitt, de A Supermáquina.

A trama da série começa cerca de um ano depois do final da minissérie. A Visitante Diana foi capturada e será julgada por seus crimes contra a humanidade. No entanto, durante o percurso do tribunal, ela é capturada pelo executivo Natan Bates que, em troca da tecnologia  vançadas dos Visitantes, lhe oferece refúgio. Uma vez livre, Diana planeja reunir sua antiga frota e atacar a Terra novamente. Por isso, os antigos membros da resistência precisam se reunir mais uma vez para proteger o planeta

A solução proposta era chamar Kenneth Johnson de volta, no entando ele não aceitou o convite. Tal decisão acabou causando o cancelamento da série sem um final para a batalha.

O roteirista e criador da série Babylon 5, Michael Stracynski escreveu um episódio onde toda a trama seria concluida, no entando ele nunca foi produzido. Mesmo depois do cancelamento, a série V ainda se manteve viva através de romances.



Fiquem agora com o vídeo de abertura de V - A Batalha Final:

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br