English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

DC RECONHECE BILL FINGER COMO CO-CRIADOR DO BATMAN

Por J. B.

Uma grande injustiça está começando a ser corrigida hoje. A presidente da D.C. Entertainment, Diane Nelson, anunciou, através de um comunicado, que o nome de Bill Finger passará a ser creditado nas futuras produções ambientadas no universo do Cavaleiro das Trevas.

"A D.C. Entertainment e a família de Bill Finger têm o prazer de anunciar que eles chegaram a um acordo que reconhece as contribuições significativas do senhor Finger para os personagens da família do Batman. Bill Finger foi fundamental no desenvolvimento muitos dos elementos-chave criativos que enriquecem o universo Batman, e estamos ansiosos para construir em nosso reconhecimento de seu papel significativo na história da DC Comics. Temos o prazer de confirmar hoje que Bill Finger vai receber crédito na série de televisão da Warner Bros. Gotham começando ainda este ano, e no filme Batman v Superman: Dawn of Justice." Declarou Diane.

Essa menção ao Finger já ocorreu em uma republicação, em julho de 2014, ano em que o Batman comemorou 75 anos, da edição Detective Comics n° 27, que serviu de estreia para o personagem. Desde o ano de 1939 todas as publicações do Batman creditavam sua criação exclusivamente ao desenhista Bob Kane, no entanto nos últimos anos começou um movimento em favor do reconhecimento do Bill vinha em uma crescente constante, principalmente depois da publicação do livro Bill the Boy Wonder: The Secret Co-Creator of Batman, escrito por Marc Tyler Nobleman.


Em sua autobiografia, lançada em 1989, quando o Batman completou meio século de criação, Bob detalhou as contribuições do Finger para o Batman: 


"Um dia liguei para Bill e disse: Eu tenho um novo personagem chamado Bat-Man e fiz alguns esboços e croquis e gostaria que você desse uma olhada. Ele veio e mostrei-lhe os desenhos. Na época, eu só tinha criado uma máscara de carnaval para o rosto do Batman, como o Robin usaria mais tarde. Bill disse: 'Por que não fazê-la parecer mais com um capuz e encobrir o seu rosto?. Assim aparecem os globos oculares. Não é melhor só colocar fendas para os olhos para torná-lo com o olhar mais misterioso? Neste ponto, o Bat-Man vestia uma roupa vermelha; as asas, troncos e uma máscara eram negros. Eu pensei que o vermelho e o negro seria uma boa combinação. Bill disse que o traje era muito claro: 'A cor ideal é cinza escuro para torná-lo mais sinistro.' A capa parecia duas asas duras de morcego ligadas aos braços. Conforme Bill e eu conversávamos, percebemos que com isso ficaria complicado para Bat-Man entrar em ação. Assim foram transformadas numa capa, recortada para se assemelharem a asas de morcego, quando lutava ou se balançava para baixo em uma corda. Além disso, ele não tinha luvas. Foram adicionadas para que não deixasse impressões digitais."

Além dessa, Finger também teria criado o nome Bruce Wayne e colaborado nas origens do Coringa, da Mulher-Gato, do Robin, da Batcaverna, do Batmóvel e de Gotham City, entre outros personagens importantes da mitologia do personagem. Finger faleceu no dia 18 de janeiro de 1974, em Manhattan, Nova Iorque, EUA.

Ano passado, o quadrinista Ty Templeton criou uma história brincando como seria o Batman sem a colaboração de Finger.

Confiram:


Diane Nelson, no entanto, não comentou se os créditos ao autor também aparecerão em futuros quadrinhos do Batman.

Fonte: www.comicbookmovie.com

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br