English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 6 de agosto de 2011

VEJAM AS VÁRIAS ENCARNAÇÕES DO CAPITÃO AMÉRICA NO CINEMA E NA TV

Por J.B.

Com o lançamento do filme do Capitão América, resolvi fazer um apanhado de todas as versões que o Sentinela da Liberdade já teve no cinema como na TV.

A primeira vez que levaram o Capitão América para fora das HQs foi em 1944, em uma série de curtas exibidos nas matinês dos cinemas.

Ela foi a última série de cinema produzida pela Republic Pictures, uma das mais famosas produtoras da época. Até hoje ela é considerada uma das séries mais caras já produzidas na época. 

Capitão América contou com cerca de 15 episódios, onde em vez da identidade secreta ser o recruta Steve Rogers, temos o Grant Gardner, interpretado pelo ator Richard Purcell, sem escudo e asas na máscara e portando uma pistola.

Grant é um promotor público que usa a identidade de Capitão América para lutar contra o maquiávelico Escaravelho, cujo verdadeiro nome é o Dr. Ciro Maldor, interpretado por Atwill Lionel, um curador de museu que queria roubar o Dynamic Vibrator, um aparelho com o qual ele poderá destruir construções com vibrações sonoras. Infelizmente o ator Richard Purcell não aproveitou o sucesso da série, já que faleceu de ataque cardíaco poucos dias depois que as filmagens haviam terminado.


 Já em 1979, a Universal TV produziu o telefilme Capitão América.

Nessa nova versão, o jovem Steve Rogers, vivido por Red Brown, é um publicitário, que depois de sofrer um atentado se encontra a beira da morte, para salva-lo o Dr. Simon Mills, interpretado por Len Birman, injeta uma dose do FLAG, o soro do supersoldado.

Agora dotado de superforça, agilidade, reflexos apurados, uma moto e um escudo indestrutivel, que pode ser usado como defesa e ataque, começa a caçar os terroristas que assassinaram seu pai, e que agora estão ameaçando a segurança do país com armas nucleares.

Para terminar, essa "linda" roupa, foi confeccionada pelo próprio Steve Rogers, isso mostra o quando ele entendia de moda.



Ainda em 1979, a Universal TV resolveu produzir um segundo telefilme do Sentinela da Liberdade, Captain America II: Death Too Soon, novamente interpretado por Red Brown.

Desta vez o herói combate o insano Miguel, vivido pelo ator Christopher Lee, que pretende chantagear o governo americano. Caso suas exigências não sejam atentidas, ele irá jogar nas principais cidades americanas uma droga que causa envelhecimento acelerado.

As novidades nessa produção são o uniforme, mais próximo das HQs, e uma asa delta que sai de dentro da moto, no entanto o escudo continua feito de acrilico transparente.


Uma década depois, mais precisamente em 1990, a 21st Century Film Corporation, juntamente com a Marvel Enterprises e a Jadran Film produziram, para ser lançado direto para vídeo, o filme Capitão América.

Estrelado pelo pseudo-ator Matt Salinger no papel de Steve Rogers e Scott Paulin interpretando um Caveira Vermelha italiano, essa pérola teve a direção de Albert Pyun.

A trama nos mostra o jovem e manco Steve Rogers sendo escolhido para ser cobaia do Projeto Renascimento, onde tomará a formula do supersoldado, desenvolvida pela Dra. Maria Vaselli, interpretada pela Carla Cassola. O que mata o filme é o uniforme emborrachado, outro escudo feito de plástico, só que desta vez com as cores corretas, as atuações canastronas e um roteiro horrivel, onde durante a 2º Guerra, o Caveira lança um foguete nuclear em direção a Casa Branca. O Capitão consegue desviar a rota e cai no Alasca, onde fica congelado até a década de 1990. Depois de descongelar, ele impedi o Caveira (é, ele ainda esta vivo e em ótima forma) de sequestrar o presidente dos Estados Unidos.

Finalmente, em 2010, com o surgimento do Marvel Studios, começou a produção de Capitão América: O Primeiro Vingador, tendo a direção de Joe Johnston.

O filme chegou no circuito nacional de cinema no dia 29 de julho. Desta vez o uniforme foi um misto de paraquedista com um edredom acolchoado, confesso que ficou esquisito.

Para o papel principal, foi chamado o ator Chris Evans, que já havia interpretado o super-herói Tocha Humana, do grupo Quarteto Fantástico.

Nessa nova produção, o fraco e pequeno Steve Rogers faz de tudo para ser recrutado, porém seu estado fisico não o classifica para o exécito.

Porém sua força de vontade e espirito de luta atrai a atenção do cientista Dr. Abraham Erskine, que o leva para participar do Projeto do Supersoldado, que está sob a responsabilidade do Coronel Chester Phillips, interpretado de forma excelente por Tommy Lee Jones, e por Howard Stark, vivido por Dominic Cooper.

Enquando isso, o líder da Organização Hidra, o nazista Johann Schmidt, mais conhecido como Caveira Vermelha, interpretado pelo ator Hugo Weaving, dá inicio aos seus planos de conquistar o mundo, começando pela América.

Steve se submete ao soro do supersoldado e aos Raios Vita, se transformando em um exemplo vivo da perfeição humana homem, no entanto ele se torna o único, já que o Dr. Abraham, que mantinha a fórmula  apenas em sua memória, é assassinado.

A produção é recheada de Easter Eggs relacionados aos quadrinhos do Capitão, além da participação de alguns outros personagens das HQs, como Bucky Barnes, o parceiro do Capitão e Dum Dum Dugan, integrante do Comando Selvagem e atualmente agente da S.H.I.E.L.D.

A próxima aparição do Capitão América será na superprodução do Marvel Studios Os Vingadores, que já se encontra em filmagens.

Novamente o Capitão é vivido por Chris Evans, enquanto que a direção pertence a Joss Whedon.

Até o momento não foi divulgado qual será o vilão, ou vilões, que o Capitão América, Thor, Homem de Ferro, o Incrível Hulk, Gavião Arqueiro, Viúva Negra e os agentes da S.H.I.E.L.D. liderados por Nick Fury irão enfrentar.

Na imagem do Capitão podemos ver que o uniforme será inspirado na versão apresendada nas séries de quadrinhos Os Supremos.

O lançamento está agendado para o dia 4 de maio de 2012.







Bom, foram essas as versões em live-action do Capitão América. Prometo que em 2013, no lançamento de The Amazing Spider-Man, faço uma materia com as versões para cinema e TV do Homem-Aranha.


Um comentário:

Jerller Alves disse...

É impressionante a mudança na roupa do Capitão América com o passar dos anos!

 
BlogBlogs.Com.Br