English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

GUERRA DECLARADA PELOS DIREITOS DO CONAN

Por J.B.

Começou nos tribunais americano, mais precisamente no dia 19 deste mês, mais uma briga por direitos autorais de um personagem, desta vez a guerra é entre a Stan Lee Media Inc e a Paradox Entertainment, pelos direitos sobre o personagem Conan, e mais, eles querem 100% da bilheteria do novo filme do Bárbaro. A Stan Lee Media Inc foi fundada, pelo criador do universo marvel, Stan Lee, no final dos anos '90,  e uma de suas primeiras atitudes foi comprar a Conan Properties.

Porém, em 2001, entrou em falência, no entanto, em 2010, a Corte do estado do Colorado reconheceu os novos administradores da empresa, desde então ela tenta se reerguer. O caso é que em 2002, alguém não autorizado vendeu todos os direitos do personagem para a Conan Sales Co, que depois revendeu para a Paradox Entertainment,  que começou a colocar no mercado novas HQs, games e a produção do filme Conan: The Barbarian, na expectativa de reerguer o personagem.

O problema é que, de acordo com o processo de falência ono começo da década heveria uma cláusula  que evitaria qualquer um de adquirir os direitos do personagem, já que o estado de falência não dá o direito qiue esse tipo de transação seja realizada envolvendo suas propriedades.

De acordo com a Stan Lee Medis Inc, a transação ilegal  foi chefiada pelo advogado Arthur Lieberman, que estaria prestando serviços a ela, que fechou o acordo ilegal de transferência  do controle sobre Conan.

Já em contra partida, a Paradox Entertainment, declarou em um comunicado que, até o momento, não foi oficialmente informada sobre esse processo judicial, no entanto, declara, veementemente que a transação de compra dos direitos do personagem Conan, ocorrida entre 2002 e 2003, forãm realizados dentro da lei, e que o pagamento teria sido realizado em dinheiro vivo.

Além do personagem Conan, a Paradox Entertainment detem os direitos sobre mais de 800 histórias e poemas escritos por Robert E. Howard.

Fonte: www.bleedingcool.com

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br