English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 5 de julho de 2010

NOVO UNIFORME DA MULHER-MARAVILHA CAUSA POLÊMICA

Por J.B.

A algum tempo coloquei um post sobre o novo uniforme e a nova origem da Mulher-Maravilha, que foram lançados em Wonder Woman #600, e  como eu já imagina, está causando várias  reações que vão desde  "Não se mexe no que é sagrado", até teorias conspiratórias envolvendo o visual de um posível filme foi citado.

Uma das reações mais comentadas nos blogs americanos, foi da jornalista Nikki Finke, do blog Deadline, que encabeçou uma campanha chamada "LIBERTEM A MULHER-MARAVILHA!" disse em um post: "Preferia que tivessem deixado ela em paz, principalmente por ser a única personagem dos quadrinhos que já admirei. É claro, foi um bando de homens que a arruinou".

Já os verdadeiros fãs da Princesa Amazona estão mais preoculpados com o autor da mudança, o roteirista J. M . Straczynski tem em seu currículo algumas das histórias que mais causaram controversas entre os fãs do Homem-Aranha, tais como a dos filhos de Gwen Stacy com Norman Osborn, e a que, quase causou um surto de suicidios entre esses fãs, a famigerada sequência Um Dia a Mais.

Straczynski publicou uma declaração no The Source, o blog oficial da D.C. Comics, onde defendeu sua versão da personagem: "Enquanto muitos personagens, de Batman a Superman e outros do Universo D.C., passarm por transformações sustanciais, a Mulher-Maravilha continua quase a mesma há muito tempo. Com exceção daquele look mod dos anos 60... mas quanto menos se falar disso melhor. Que mulher usa a mesma roupa por 70 anos?????????????? Que mulher não usa acessórios????????? E o mais importante, como muitas mulheres vêm lamentando ao longo das anos... Como ela luta  usando aquela coisa???????????".

Ele ainda defende que a personagem deveria ter mais mudanças, inclusive em sua personalidade: "Acredito que ela ficou concretada ao longo dos anos, virou um Porsche muito legal que as pessoas deixam na garagem porque tem medo de estragar, ao invés de sair com ele pelas estradas. Ela virou, por falta de palavra melhor, uma budona. Virou a mãe da vizinha que você quer namorar".

O jornal The New York Times publicou uma matéria sobre esse assunto, onde levantou a possibilidade de que essa nova roupagem da personagem seria uma maneira de criar um apelo globalizado, onde seria dado  menos destaque para as cores da bandeira americana, assim um possível filme da heroina teria uma aceitação maior entre o público estrangeiro, já que a imagem da bandeira americana esta por demais suja  perante o mundo, principalmente nos últimos anos.

 Já a Fox News, conhecida por ser conservadora, disse que viu "Falta de patriotismo" na mudança de uniforme. A matéria da Fox entrevistou um quadrinista, que por ter relações com a editora da Mulher-Maravilha, pediu pra ter sua identidade preservada, esse quadrinista afirmou que a mudança do uniforme foi por fins comercias, que ele fica melhor em uma franquia cinematográfica do que a roupa tradicional vermelha, branca e azul, onde com certeza não renderia bons lucros nos mercados estrangeiros. Ele afirmou ainda, que com esse novo modelo de roupa é possivel imaginar uma atriz, como Angelina Jolie, atuando como a Mulher-Maravilha.

Quem também deu seu "pitaco" sobre a nova roupa, foi o estilista do programa Project Runway, Tim Gunn, que deu uma entrevista ao site Newsarama, onde deu seu apoio ao novo uniforme:"O novo look diz'sou confiante, sou poderosa, sou sexy e não vem mexer comogo'. Além disso, ela parece uma pessoa do mundo real ao invés de uma criatura de outro mundo. Não é mais uma fantasia, são roupas reais".

Algo me diz que essa discução sobre a roupa da Mulher-Maravilha ainda vai longe, apesar que tudo isso é uma pesteira, afinal todo fã que de quadrinhos sabe que esse tipo de mudança não demora muito tempo, daqui a alguns meses tudo volta ao normal na vida da Princesa Diana.

Fonte: www.omelete.com.br

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br