English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 17 de março de 2015

CAPA VARIANTE DE BATGIRL NÃO SERÁ PUBLICADA

Por J. B.



Rafael Albuquerque e sua polêmica capa

No último final de semana, alguns leitores, através da internet, entraram em uma guerra de opiniões por causa da polêmica capa variante de Batgirl #41', desenhada pelo brasileiro Rafael Albuquerque, aclamado artista de American Vampire.

Essa capa faria parte das várias capas das HQs lançadas no mês de junho, que terão o Coringa, em reconhecimento ao 75º aniversário de criação do personagem.

Rafael  se inspirou no clássico A Piada Mortal, lançada em  1988 com roteiros de Alan Moore e desenhos de Brian Bolland, na qual Barbara Gordon/Batgirl foi baleada pelo Coringa, ficando paraplégica. 

Varias paginas de redes sociais ostentaram as hashtags #changethecover e #dontchangethecover. Aqueles a favor da mudança da capa argumentavam que ela faz uma apologia à violência contra a mulher, que não condiz com o tom atual da série, sucesso de público e crítica voltado para o público feminino juvenil. Em uma declaração no começo da semana, a editora D.C. Comics decidiu atender o pedido do Rafael e não iram publicar mais a capa variante.


"Para mim, foi uma capa assustadora que trazia algo do passado da personagem, e eu foi capaz de interpretar isso artisticamente. Mas ficou claro que, para outros, isso tocou em um nervo importante. Eu respeito essas opiniões e, sem entrar no mérito de quem está certo ou errado, acredito que nenhuma opinião deva ser desacreditada. Minha intenção nunca foi ferir ou desapontar ninguém com meu desenho. Por essa razão, recomendei que a DC não publicasse a capa. Fico incrivelmente grato que a DC Comics tenha ouvido minha preocupação e decidido não publicar o desenho de capa em junho como anunciado anteriormente. Minha capa foi desenhada para prestar homenagem a uma HQ que eu realmente admiro, e que sei ser uma das favoritas de muitos leitores. A Piada Mortal é parte do cânone da Batgirl, e artisticamente eu não poderia deixar de retratar essa traumática relação entre Barbara Gordon e o Coringa. Para mim, foi uma capa assustadora que trazia algo do passado da personagem, e eu foi capaz de interpretar isso artisticamente. Mas ficou claro que, para outros, isso tocou em um nervo importante. Eu respeito essas opiniões e, sem entrar no mérito de quem está certo ou errado, acredito, que nenhuma opinião deva ser desacreditada. Minha intenção nunca foi ferir ou desapontar ninguém com meu desenho. Por essa razão, recomendei que a DC não publicasse a capa. Fico incrivelmente grato que a D.C. Comics tenha ouvido minha preocupação e decidido não publicar o desenho de capa em junho como anunciado anteriormente". Declarou Rafael Albuquerque.  


De acordo com o site BleedingCool, essa capa foi objeto de discussão dentro da D.C. Comics mesmo antes de ser mostrada online. Essa prática de publicar várias capas de uma mesma edição encomendadas a desenhistas diversos, uma das formas encontradas pelas grandes editoras para engrossar as vendas junto ao público colecionador, envolve tanto equipes editoriais quanto comerciais. E segundo as fontes teria havido "pressão editorial" contra essa capa específica, que relembra a violência sofrida pela Batgirl. Embora as tramas da atual HQ da heroína escrita pelos roteiristas Brenden Fletcher e Cameron Stewart desde outubro, façam referências a traumas do passado, o tom geral é mais leve e divertido que versões anteriores.

Na declaração distribuída a imprensa a D.C. Comics disse:

"Nós publicamos HQs sobre os maiores heróis da Terra, e os mais malignos vilões imagináveis. Independente dos fãs gostarem ou não da homenagem de Rafael Albuquerque à Graphic Novel de Alan Moore, ameaças de violência e abusos são condenadas e não tem lugar nas HQs ou na sociedade. Nós apoiamos nossos talentos e, por pedido de Rafael, a D.C. Comics não vai publicar a capa alternativa de Batgirl".

Através de sua conta no Twitter o roteirista responsável pela HQ Batgirl, Cameron Stewart, declarou:
“A capa não foi vista ou aprovada por ninguém da equipe criativa e é o oposto do que estamos fazendo na revista. Nós concordamos que a imagem era inapropriada. Não é censura. Se você está preocupado com integridade artística e visão criativa, é isso o que estamos fazendo. Mantendo a integridade de nossa revista intacta”.


Em uma resposta a um leitor Cameron disse: "Sou o roteirista dessa HQ e não quero aquele desenho no titulo. Defendo minha visão e integridade, porém quero deixar claro que adoraria ver outra capa do Rafael Albuquerque, com uma abordagem mais apropriada".


No âmbito nacional o desenhista Mike Deodato declarou:

"Essa polêmica em cima da capa de Rafael Albuquerque é burra e imbecil, assim como foi a outra em cima da capa de Manara. Rafael é um cavalheiro e não poderia fazer isso, mais eu posso: Você, que não gostou, vá tomar no seu..."

Em relação a esse acontecimento, este redator concorda totalmente com a opinião e declaração do Deodato.

Fonte: www.comicbookresources.com

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br