English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MIKE DEODATO PREPARA UM NOVO FLAMA

Por J.B.

Mike Deodato
Alguns dias atrás publicamos uma noticia sobre o super-herói brasileiro O Flama, criado pelo paraibano Deodato  Taumaturgo Borges, pai de Mike Deodato, um dos principais desenhistas brasileiros de histórias em quadrinhos. Atualmente Mike tem contrato de exclusividade com a editora Marvel e esta desenhando a revista Os Vingadores Sombrios.
 
Mais não é sobre o trabalho de Mike na Marvel que vamos falar,  o que interessa aqui é o fato dele ter resolvido reformular o antigo personagem O Flama, criação de seu pai em 1961. Segundo Mike, essa é uma releitura moderna, algo como um cruzamento entre a revista Rising Star e o filme Tropa de Elite, juntamente com uma pequena pitada da HQ Kick-Ass.

Mike deu algumas declarações, onde disse: "Estou fazendo O Flama nas horas vagas, que basicamente não tenho, então ainda vai demorar para ser publicada. Mas é um projeto especial para mim, porque foi meu pai quem criou o personagem original que inspirou a nova trama".
 
Versão do personagem em 1961
Quando o projeto estiver concluido vai ser mostrado para os editores da Marvel, em decorrência do contrato de exclusividade de Mike com a editora. “Tenho direito a um título de autor no contrato e sempre procurei algo grandioso e diferente para fazer. Acho que a ideia pode ser um passo importante nos quadrinhos no Brasil.” Declarou Mike.

Enquando Deodato cuida do desenho, o roteiro fica por conta do jornalista Rodrigo Salem. 
 
"O Deodato descobriu esses dias um episódio original da novela radiofônica do Flama e sugeri de fazer um reboot do personagem e ele topou, Deodato me respondeu em seguida dizendo: ´Pelo Flama, eu trabalho até de madrugada.´ Foi aí que vi que ele estava mesmo a fim". Afirmou Salem.
 
Com a certeza de que Mike estava falando sério, Rodrigo começou a preparar um argumento grandioso, onde poderemos ver uma caça aos super-heróis brasileiros durante o Regime Militar, sequências de ação desenfreada e de que maneira a política e a sociedade brasileira do século XXI irão reagir com a presença de um  vigilante patrulhando suas ruas e descobrindo seus segredos. 
 
Primeiro desenho de Mike para o Flama
Em sua versão original, o Flama não possuia superpoderes, atuava mais como um vigilante/detetive usando um uniforme composto de uma capa, máscara e colante amarelo. No entanto nessa nova versão nada disso vai ser reaproveitado. 
 
"A história será nos dias atuais e será sobre o filho do Flama original e sua relação com o pai, que morre logo nas primeiras páginas. Vou usar a mitologia criada e considerar que o personagem teria mesmo existido nos anos 60, mas, por alguma razão, ninguém lembra da sua existência." Afirmou o roteirista.

Nesa nova história, o filho do herói, atualmente com trinta e poucos anos, não sabe a verdade sobre seu pai, para completar teve uma educação que sempre o preprou para ser um perdedor. 
 
Em um certo momento de sua vida, ele descobre que seu pai foi um dos principais super-heróis do Brasil, com essa descoberta, ele passa a achar que herdou algum superpoder, começa a sair para combater o crime e quebra a cara várias vezes, algo mais ou menos parecido com as aventuras de Kick-Ass. 
 
“Você passa 30 anos vivendo como um saco de pancadas no trabalho e em casa e, de repente, acha que seus poderes aparecerão em alguma situação de perigo extremo, como numa história normal dos X-Men. Mas... E se eles não aparecerem?”, diverte-se o escritor. A intenção de Deodato e Salem com o retorno de O Flama é fazer algo bem pop, e quem sabe até com possibilidades de ir para o cinema. 
 
Nova versão de O Flama
"Histórias em quadrinhos no Brasil são feitas por gente que não sabe fazer quadrinhos. Ou é cabeça ou é ridículo demais. HQ comercial, realista e com diálogos de verdade, que dê filme, ninguém sabe fazer. O Flama será bem pop, muito violento e que pode ser lido por um moleque em San Diego ou Recife. Pode parecer ambicioso, mas é isso o que falta nos gibis daqui. Tem que fazer quadrinhos sem precisar ser exótico, sem ter o toque de brasilidade. Isso mata qualquer vontade de ler HQs brasileira".  Declara Rodrigo.
 
O Flama já tem um arco de seis edições pronto, onde será apresentando todo o novo universo do herói. Eles já tem uma ideia pronta de um possivel segundo e até mesmo um terceiro arco, porém eles pretendem ir com calma, já que Mike está com muito trabalho com a Marvel.

Nós do Blog MixHQ desejamos toda a sorte do mundo para Deodato e Salem, já era hora de tratarem quadrinhos nacionais de super-heróis como algo sério.
 
Fonte: www.ocapacitor.uol.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

que Deodato tenha muito sucesso com esse personagem!! Marcos Punch.

 
BlogBlogs.Com.Br