Por Bruce Banner
O cinema americano é conhecido por possuir muitos diretores consagrados,que na maioria das vezes quando lançam seus filmes,ganham logo aclamação de público e crítica e Ridley Scott com certeza é um desses diretores
Scott estudou fotografia no "Royal College of Art" e ajudou a estabelecer ali um departamento cinematográfico na década de 60.Conseguiu um curso de formação na BBC que o levou a trabalhar na popular série de televisão Z Cars. Em conjunto com Alan Parker, Hugh Hudson e o seu irmão mais novo Tony Scott veio a criar uma empresa de publicidade.O seu estilo muito visual, influenciou uma geração inteira de realizadores, alguns dos quais se limitaram a copiá-lo.
Ridley Scott se transformou em um diretor de grande versatilidade; raramente fazendo dois filmes do mesmo estilo, e alguns deles são considerados marcantes na história do cinema.
Ele iniciou sua carreira como diretor de cinema em 1977,com o filme Os Duelistas.A partir dessa estreia encabeçou um sucesso atrás do outro,nessa lista se incluem filmes como;Alien-O Oitavo Passageiro,Blade Runner-O Caçador de Andróides,Telma e Louise,entre outros.O seu último filme lançado nos cinemas foi, Robin Hood,protagonizado por Russel Crowe.
Um de seus filmes com maior apelo mundial foi com certeza Gladiador,que teve como protagonista o excelente ator Russel Crowe,filme esse que foi indicado para 12 Oscars,vencendo em 5 categorias,incluindo,melhor filme e melhor ator principal.
Recebeu 3 indicações ao Oscar de Melhor Diretor por seu trabalho em Thelma & Louise (1992), Gladiador (2000) e Falcão Negro em Perigo (2001).
Premiações
• Ganhou o Prêmio Bodil de Melhor Filme Americano, no Festival Bodil, por seu trabalho em Thelma & Louise (1991).
• Ganhou o prêmio de Melhor Filme de Estréia, no Festival de Cannes, por seu trabalho em Os Duelistas (1977).
• Recebeu uma indicação ao César de Melhor Filme Estrangeiro, por seu trabalho em Thelma e Louise (1991).
• Recebeu uma indicação ao Prêmio 5 Continentes, no Festival Europeu de Filmes, por seu trabalho em Gladiador (2000).
• Recebeu 3 indicações ao Internacional Fantasy Film Award de melhor filme, por seu trabalho em Blade Runner - O Caçador de Andróides (1982), Perigo na Noite (1987) e Blade Runner - O Caçador de Andróides (corte do diretor) (1982).
• Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Diretor de Filme, por seu trabalho em Gladiador (2000).
• Recebeu uma Indicação ao Golden Satellite de Melhor Diretor, por seu trabalho em Gladiador (2000).
• Ganhou o prêmio pelo Conjunto da Obra, no Festival de Palm Springs.
• Recebeu uma indicação ao prêmio David Lean, no BAFTA, por sua direção em Gladiador (2000).
• Ganhou em 1995 o prêmio Michael Balcon, no BAFTA.
• Recebeu, em 1992, indicação ao BAFTA de Melhor Filme e Diretor, por seu trabalho em Thelma & Louise (1991).
Nenhum comentário:
Postar um comentário