English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

NOSTALGIA: NATIONAL KID

Por J.B.

O seriado japonês National Kid, ou ナショナルキッド, (Nashônaro Kiddo no original), foi produzido pela Toei Company e levado ao ar do dia 04 de agosto de 1960 até o dia 27 de abril de 1961.

O real motivo dessa série ser produzida, foi servir de merchandising, de garoto propaganda da fábrica de eletrodomésticos National Electronics Inc., atual Panasonic, dai o nome National Kid. Para realizar essa empreitada, foi contratado o mangaka Daiji Kazumine, que alguns anos depois, foi o responsável pela criação de um outro herói extraterrestre, o Spectreman.

De acordo com as especificações dos produtores, o personagem teria que ter poderes especiais, voar e lutar pela paz no universo. Quanto ao cast de atores, a maioria era amadores. 

Dois atores fizeram o papel de Massao Hata, a identidade segreta do herói,  Ichiro Kojima atuou nos primeiros episódios, enquanto que Shiutaro Tatsumi assumiu a série a partir do arco O Império Subterrâneo. Todos os episódios foram filmados em preto e branco.

A trama da série mostrava o National Kid voando pelo espaço, em direção ao seu planeta natal, na constelação de Andrômeda, quando percebeu uma grande nave espacial vindo para a Terra. Os ocupantes dessa nave eram os Incas Venusianos, que pretendiam dominar o planeta e escravizar os humanos, que haviam acabado de desenvolver a bomba atômica, por ser inimigo natural dos Incas, National decidiu ficar na Terra para conter a invasão.

O personagem vestia uma roupa espacial, com uma grande letra "N"  no peito, usava capacete, máscara,  uma pequena capa e  luvas. 

Uma das caracteristicas mais marcantes do personagem era o modo como ele voava,  diferente do Superman, e de outros que também tem o poder de voar, o herói oriental voava com os braços abertos. 

Ele portava duas pistolas que emitiam apenas um tipo de luz, colocando fora de combate os seus adversários. Suas lutas corporais com seus adversários eram verdadeiras danças.

Massao Hata, era um pacato professor japonês cujos alunos eram as crianças Gôro, Kura, Yukio, Kioko, Tomohiro e Tiako, uma aluma mais velha, que tomava conta da casa e dos menores quando ele tinha que sair em missão. Também temos o cientista Dr. Mizuno e o delegado Takakura com seu assistente Doi.

A série era composto de 39 episódios, divididos em cinco histórias:

1* Os Incas Venusianos.

2* Os Seres Abissais.

3* O Império Subterrâneo.

4* Os Zarrocos dos Espaço.

5* O Mistério do Garoto Espacial.

A série chegou ao Brasil em 1964 e permaneceu no ar até início da decáda de 1970, foi exibito na TV Rio,  do Rio de Janeiro, TV Record, de São Paulo e TV Excelsior.

A Empresa responsável pela dublagem foi a AIC São Paulo, e para a direção foi chamado o talentoso Amaury Costa, que já havia feito a voz do Dr. Quest no desenho Jonny Quest, já para o personagem principal, foi escolhido o dublador Emerson Camargo. 

Os outros personagens foram dublados por Cristina Camargo a 1a.voz de Penny em Perdidos no Espaço, Rafael Cortez Neto, que havia dublado  Jonny Quest e Maria Ines e Magaly Sanches que havia feito a 2a. voz de Will em Perdidos No Espaço.

Nos anos de 1990, o produtor Daiji Kazumine esteve no Brasil e falou em uma entrevista que estava supreendido com a popularidade que o personagem tinha aqui, já que no Japão o sucesso foi apenas mediano.

A popularidade do primeiro super-herói japonês a chegar no Brasil, existe até hoje, sendo que a série já teve alguns episódios lançados em VHS, enquanto que, no segundo semestre de 2002, teve um novo lançamento em dois DVDs. 

O último lançamento relacionado a série foi em 2009, quanto tivemaos mais um DVD, produzido pela Focus Filmes.







Vídeo com a abertura do seriado:


Um comentário:

Fal disse...

Caraca!!! Tô realmente ficando velha... Lembro que minha irmã mais velha via esse seriado. 'Quase' que era do meu tempo kkkkkkkkkkkkkkkk

 
BlogBlogs.Com.Br