English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

OS SIMPSONS COMPLETAM 20 ANOS NO AR

Por J.B.

Se você fizer uma rápida pesquisa no google sobre quando foi a estreia da série animada  da família americana mais conhecida da história, você vai obter mais confução do que informação.

As datas são inumeras, a estreia na TV foi em forma de um quadro dentro de um programa de TV em 1987. Já em 1989 foi exibido um especial de Natal.

Porém, mais ou menos no início de 1990, ou mais precisamente no dia 14 de janeiro, a série "The Simpsons" entravam no ar no canal da Fox.

A história do nascimento de Os Simpsons começa no dia em que o executivo da Fox, James Brooks marcou uma entrevista com o cartunista Matt Groening. Matt desenhava a tira Life in Hell e estava obtendo um relativo sucesso em diversos jornais dos EUA, o que fez com que Brooks quisesse negociar com ele, Matt faria uma animação que ´seria exibita no programa de TV à cabo chamado The Tracey Ullman Show. É claro que Groening foi a  reunião levando alguns desenhos de Life in Hell,  já que ele queria transformar a tira em um quadro animado.

Porém no meio do caminho Matt sentiu que algo não estava certo, ele começou a achar que o material que tinha era muito fraco para ser transformado em uma animação para a TV. Então em 15 minutos, enquanto esperava que a reunião com James começasse, rascunhou uma família de classe média, uma família típicamente americana. Ele os batizou com os nomes de seus próprios parentes e criou o sobrenome Simpson.

A mudança deu certo, um contrato foi assinado e foram encomendados episódios de 30 segundos de duração para serem exibidos durante o programa. Entre  1987 e 1989 foram feitos 48 episódios.

Nesse mesmo ano, foi produzido o primeiro episódio, já no padrão de série, com aproximadamente 22 minutos. Era Simpsons Roasting on Fire, ou como ficou conhecido no Brasil A Surpresa de Natal dos Simpsons.

Mesmo sendo esse considerado o primeiro episódio da série propriamente dito, Os Simpsons só iriam ganhar status de seriado em 1990, quando foi produzido o episódio Bart The Genious. Esse episódio foi seguido de outros 11 episódios e o planeta Terra nunca mais foi o mesmo.

A série Os Simpsons sempre foi conhecida por ter uma acidez, fazer críticas à sociedade americana e à classe média emburrecida, e por não se importarem com ninguém, nem mesmo com o próprio canal Fox, que os hospeda até hoje.

Em pouco tempo Os Simpsons tornaram-se um verdadeiro fenômeno cultural. Nomes famosos da cultura, da mídia, do cinema, e até mesmo da ciência começaram a ter participações especiais em episódios, nomes como o de Aerosmith, Dustin Hoffman, Paul McCartney e Stephen Hawking, cediam sua imagem e algumas vezes suas vozes à série.

Com isso a série virou um lucrativo fenômeno de marketing. Bart Simpson, cidado por alguns como o principal personagem da animação, se tornou um dos personagens mais conhecidos da história da TV, chegando até mesmo a ser capa da revista Time, e junto com o resto da família, vendeu, camisetas, discos, bonés, lancheiras, canecas, cds, videos games, em outras palavras qualquer coisa que tivesse suas imagens estampadas.

Outra marca da família de Bart é o fato de "sacanearem" com todos os paises onde eles vão passar ferias, foi assim na Inglaterra, Japão, Autralia e até mesmo aqui no Brasil. Esse fato chegou até mesmo a causar um estremecimento nas relações entre o Brasil e os EUA.

Os anos '90 viram ainda uma explosão de séries animadas que tentavam acompanhar a onda de sucesso da família amarela, séries como: South Park, King of the Hill, The Critic e Family Guy. Porém por mais boas que essas séries fossem, elas nada mais eram que meras cópias.

De todas elas, a que mais se aproxime da criada por Groening é Family Guy. As semelhanças entre as duas é tremenda, chegando ao fato de Seth Macfarlane, criador de Family Guy, ser acusado de plágio.

“Até onde eu entendo, eles reinventaram a roda. Em muitas maneiras, eles criaram uma nova mídia”, disse Macfarlane. Ele e Groening sempre negaram os comentários de que há animosidade entre os dois.

Já Trey Parker e Matt Stone, os criadores de South Park, amam tanto Os Simpsons que produziram um episódio inteiro envolvendo a família amarela intitulado "Os Simpsons Já Fizeram isso".

Passados vinte anos, Bart e cia continuam sobrevivendo, mesmo depois de 21 temporadas, fazendo um total de 459 episódios, 1 longa metragem para o cinema, 25 prêmios Emmy, uma estrela na calçada da fama e de ser nomeada pela revista Empire como a melhor série de TV de todos os tempos.
 
O que podemos aprender com Os Simpsons é que no final das contas o que realmente importa na nossa vida é conseguir-mos olhar para nos mesmo e dar-mos boas gargalhadas.
 

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br