English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Avatar: Definitivamente, Arte e Cinema Juntos!!!

by Hal Jordan

Eu pensei que, deixando para ir ao cinema no feriado de carnaval, aproveitaria o conforto da sala de cinema do Multiplex de Campina Grande reservado, apenas, a pouquíssimos expectadores retardatários do maior fenômeno cinematográfico recente: ledo engano!

Terça-feira de carnaval, 17:30hs, finalzinho da tarde, quase dois meses desde sua estréia... mas, lá estava uma lotação completa da sala de exibição, com direito a pessoas acomodadas (sic!) em pé para delirar com o “show” de filme nos oferecido por James Cameron.

Avatar nos leva ao Planeta Pandora, à bordo das naves batedoras terráqueas que saqueiam o rico mineral existente no subsolo daquele mundo, valendo-se de técnicas bélicas para tal intento, uma vez que as primeiras tentativas diplomáticas não obtiveram pleno êxito anteriormente.

O impressionante jogo de luzes e cores empregado pela equipe de cenografia e efeitos especiais nos insere no mundo de Pandora através do Projeto Avatar: possibilitando a transferência da consciência humana para um clone desenvolvido especialmente para este fim, à base do DNA nativo, somado ao DNA do terráqueo que o incorporará.

Guardada as devidas proporções, é uma espécie de “Second Life”, onde uma pessoa assume uma segunda personalidade, conduzindo seus desígnios vitais, de forma paralela, enquanto se mantém inerte em câmaras de hibernação induzida.

O ineditismo do roteiro de Avatar está em mostrar os terráqueos como “os visitantes”; os hostis dentro de um contato de 3º grau. É o contrário dos grandes filmes já desenvolvidos sobre relações extraterrenas, onde somos os visitados e, conseqüentemente, os hostilizados!

A grandiosidade da obra cinematográfica, como um todo, é digna SIM de todos os méritos cinematográficos: roteiro, fotografia, elenco, direção.. enfim, estamos diante da grande obra do cinema, que desbancou o recorde de bilheteria detido pelo filme “Titanic”, coincidência ou não, outro filme do conceituadíssimo diretor James Cameron.

Aos que, assim como eu, absorveram cada segundo da arte provida por Avatar, delirando com as espetaculares cenas de ação e fantasia protagonizadas por Sam Worthington, Sigourney Weaver e Zoe Saldana, salientando ainda o efeito 3-D, vale saborear as lembranças e torcer para que esta produção obtenha os conceitos necessários junto à Academia de Cinema de Hollywood, vertendo-os em Oscars; tantos quantos esta magnífica obra da Sétima Arte esteja apta a obtê-los.

Um comentário:

Anônimo disse...

Apesar de Avatar ser um filme com megas efeitos onde nao conseguimos visualizar o mundo de tal maneira, por diversas vezes vemos que o filme tem efeito sobre a preservação da natureza para sobrevivencia da raça humana é necessario que ao ver o filme nao o veja apenas como um filme de acão,aventura, e sim o veja com o coração pois com certeza após assisti-lo a maneira de visualizar as coisas deve sofrer mudanças...Melhor filme do ano!Lindo!Extraordinário!Perfeito!
Schirley F. de Assis - Colatina/ES

 
BlogBlogs.Com.Br