English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 5 de abril de 2015

10 FATOS SOBRE AQUAMAN - REI DA ATLÂNTIDA

Por Fernando Costa Caicó

Vamos parar com o preconceito e conhecer 10 fatos sobre o Aquaman que provavelmente você não sabia!

01. Histórico diferente:     

Arthur Curry, Aquaman ou Orim foi criado por Mort Weisinger e Paul Norris, estreou em More Fun Comics 73 (1941) com uma origem um pouco diferente da atual. Na HQ, Aquaman é um humano que adotou como lar as ruínas da cidade submersa de Atlântida. Elas foram encontradas por seu pai, um explorador marítimo e, com a ajuda da ciência escondida no lugar, o jovem desenvolveu força e agilidade sobre-humanas, além de aprender a respirar debaixo d'água - habilidade de se comunicar com os peixes, contudo, só apareceu na edição 80 (1942). Porém, a origem do herói foi reformulada em Adventure Comics 260 (1959) e ele passou a ser filho de uma Atlanta com um humano, o que é valido para as HQs atuais.



02. Poderes nada inúteis:  

A telepatia do Aquaman também pode influenciar seres não aquáticos de maneiras sutis. Ele   não pode ler a mente e se comunicar diretamente telepaticamente com as pessoas, mas em algumas aventuras ele lançou sugestões hipnóticas. Uma vez ele causou convulsão num inimigo, simplesmente concentrando-se. Um ataque mental que ele desencadeou sobre Kordax foi tão intenso que o vilão se suicidou para acabar com ele.    

Aquaman nasceu com uma série de outras habilidades. Como nadador, ele chegou a uma velocidade máxima de 1.000 nós (cerca de 515m/s) e lançou-se a 18 metros para o ar a partir da água. Essa força significa que Arthur pode facilmente levantar um carro e jogá-lo como uma bola de futebol. Certa vez, ele segurou um prédio em chamas de 10 andares por vários minutos até que os bombeiros conseguissem evacuar todas as vítimas. Armas de fogo causam apenas arranhões. Seus sentidos são reforçados, os olhos são capazes de ver na escuridão completa. E Aquaman já teve várias visões proféticas ao longo dos anos.  

Acrescente a isso os seus anos de experiência de combate, o seu tridente, capaz de rasgar a pele do Superman, e ao fato de que ele não se intimida com derramamento de sangue ou em matar um inimigo – ao contrário de Superman e Batman – e você tem um guerreiro letal.     

Vamos fazer um resumo listado dos poderes dele:

◾Capacidade de respirar debaixo d'água ◾Resistente à mudança constante de pressão.
◾Imune a veneno de seres marinhos e répteis. 
◾Telepatia compatível com seres marinhos e, limitadamente, com outros seres vivos, como seres humanos e marcianos; ◾Resistência intensa ao frio. 
 ◾Sentido sonar (que o permite, dentre outras coisas, localizar com precisão determinadas quantidades de água, algo essencial à sua sobrevivência fora do mar por muito tempo).
◾Visão perfeitamente adaptada à falta de luz (útil não somente nas regiões abissais dos oceanos, mas também na superfície, quando à noite ou em lugares pouco iluminados). 
 ◾Força, resistência,durabilidade,velocidade e agilidade sobre-humanas. Quando fora da água, onde não está sob efeito das altas pressões submarinas que normalmente enfrenta fica ainda mais ágil e rápido. ◾Nado em supervelocidade. 
◾Fator de cura e de revigoramento extremamente rápido quando em contato com água.  

03. Mera:     

Arthur é muito diferente dos outros super-heróis. Sem máscara ou identidade secreta, ele nunca teve de se preocupar em enganar uma namorada a respeito de seus dons naturais. Assim, seu romance com Mera foi muito interessante, tornando-o um dos relacionamentos mais honestos dos quadrinhos.  

As coisas ficaram ainda mais divertidas quando se descobriu que Mera era mais forte do que parecia, uma lutadora excelente e uma “hidro-cinética” – ela pode manipular e solidificar líquidos, o que gera uma variedade de ataques de “água dura”. Depois de várias aventuras juntos, Aquaman decidiu que já era hora de parar de brincar e eles se casaram.     





04. Filho desconhecido:     


Pouca gente sabe, mas Aquaman perdeu dois filhos. O mais conhecido é Arthur Curry Jr., também chamado de Aquababy, filho do herói submarino com a amada Mera. O garoto estreou em Aquaman 23 (1965) e foi morto pelo vilão Arraia Negra em Adventure Comics 452 (1977).  


O segundo filho de Aquaman é Koryak, fruto de um romance que o herói teve com uma esquimó na juventude. Já adulto, Koryak conheceu seu pai em Aquaman 5 (1995) e viveu na Atlântida até ser morto na série Crise Infinita (2005).     


05. Ele comanda Exércitos:     

Arthur Curry foi aclamado como o rei de Atlântida – e histórias posteriores revisaram sua origem e apontaram que ele era o herdeiro legítimo do trono de qualquer maneira. Assim que isso aconteceu, ele passou a reger uma sociedade onde a tecnologia e magia às vezes são a mesma coisa, uma nação subaquática que nunca foi totalmente conquistada por forças externas. Como o rei do povo de Atlântida, Aquaman é “o protetor de mais de quinze mil estados submarinos”, com áreas vizinhas a todos os continentes do planeta.     

Seus soldados atlantes são todos várias vezes mais fortes do que os seres humanos e suas armas são diferentes de tudo conhecido pelos militares da superfície. A única razão pela qual ainda não tenham conquistado a Terra inteira é porque a maioria deles, e certamente Arthur, não são motivados por conquista ou a aquisição de mais poder. Acrescente a isso o seu poder de telepatia marinha e seu poder cresce. Você tem alguma ideia de quantas formas de vida vivem na água em todo o planeta Terra? Todos eles vão ouvir o chamado de Arthur, incluindo tubarões, lulas e criaturas que a maioria das pessoas nunca viu.     

Quando Aquaman teve acesso negado a um prédio do governo e, ainda por cima, foi insultado, ele respondeu enviando várias baleias azuis – os maiores mamíferos da Terra – numa onda gigante que provocou uma óbvia enchente na cidade e derrubou as portas do tal prédio do governo.     

06. Ele fundou a Liga da Justiça:     

Quando as pessoas falam sobre a Liga da Justiça, muitas vezes elas pensam que os principais membros são Flash, Lanterna Verde, Batman, Mulher-Maravilha etc. Mas Aquaman estava lá para ajudar a fundar a equipe original e fez parte da equipe em muitas das suas encarnações. Ele esteve lá nas lutas contra os tiranos intergalácticos, como Kanjar Ro, Despero e Starro, o Conquistador. Ele lutou ao lado de Superman e Mulher Maravilha contra anjos guerreiros renegados e salvou o planeta e toda a realidade da destruição completa várias vezes.     


Em determinado momento, a equipe ficou muito grande e muitos de seus membros foram se tornando menos confiáveis. Essa falta de foco abriu brecha para uma raça alienígena conhecida como Debris fazer um ataque furtivo bem sucedido à Terra, facilmente passando pela detecção da Liga e destruindo a sua base-satélite. 

A maior parte do mundo e de seus super-heróis estava sob o controle mental dos Debris. Apenas Aquaman e alguns outros ainda tinham o seu livre arbítrio. Em vez de desistir, Arthur levou seu pequeno grupo em uma missão contra os inimigos e foi capaz de libertar o planeta inteiro e depois ele reformulou a Liga da Justiça em uma nova equipe sob seu comando chamada Liga da Justiça Detroit.     

Quando questionado sobre como ele e um punhado de heróis conseguiram sair vitoriosos contra uma força invasora inteira, a resposta de Aquaman foi simples: “É o que fazemos”.

 07.Perda da Mão:     

Aquaman ganhou sua própria série novamente com a publicação do quinto Aquaman #1 (agosto de 1994), inicialmente escrito por Peter David, no seguimento da sua Aquaman: Time and Tide. Esta série nova foi a mais longa do personagem, que durou até sua edição de 75. David deixou a série após a edição #46 (julho de 1998), depois de trabalhar nela há quase quatro anos.     

David começou dando uma aparência a Aquaman inteiramente nova, abandonando a sua aparência escrupulosa anterior. Após suas descobertas com a leitura das Crônicas de Atlântida durante a série anterior, Aquaman se retirou do mundo por um tempo. Garth o encontra semanas mais tarde, com seus cabelos longos e barba crescida, meditando em sua caverna. Logo após, Aquaman perde a mão esquerda, quando o louco Charybdis rouba sua capacidade de se comunicar com a vida marinha e coloca a mão de Arthur em um rio infestado de piranhas.    

  

Isso faz com que Aquaman se torne um pouco desequilibrado, e ele começa a ter sonhos proféticos e, em seguida, na necessidade de um "símbolo", coloca uma ponta de arpão na mão esquerda no lugar da mão ausente. Sua camisa laranja clássica é rasgada em uma batalha com Lobo, e ao invés de substituí-la ele fica sem camisa durante um tempo antes de vestir uma lorica manica de gladiadores. Após a destruição do arpão, Aquaman o substituiu por uma prótese cibernética dos laboratórios STAR. Este novo arpão tem um carretel retrátil que ele pode controlar totalmente.     

Uma sexta série de Aquaman começou pouco depois, inicialmente escrita por Rick Veitch, que procurou colocar Aquaman em uma direção mais mística. Escritores posteriores que contribuíram para a série incluem John Ostrander, Will Pfeifer, Tad Williams e John Arcudi. Esta série teve 57 edições a partir de fevereiro de 2003; começando com a #39 (abril de 2006), após os acontecimentos da Crise Infinita, ela foi renomeada para Aquaman: A Espada de Atlântida.     

Aquaman foi responsabilizado pelo seu povo pela decisão inicial de levá-los de volta no tempo, e o condenaram à morte. Ele fugiu, e encontrou a Dama do Lago, que lhe deu uma nova mão protética composta de água mística com propriedades incomuns.     

08. Hanna-Barbera:     

Vários fãs do Aquaman têm todos os motivos para se chatear com o tão amado estúdio, Hanna Barbera foi responsável por varias animações que marcaram nossas vidas e entre elas está os Superamigos (1973-85), foi essa bendita animação que manchou a imagem do Herói e o fez virar motivo de chacota por vários anos, pois no desenho ele era subaproveitado e seus poderes eram mostrados sempre de forma inútil e cômica. Além dele se locomover em peixes voadores.     

09. Seu Meio Irmão:     

Mestre do Oceano (Ocean Master, em inglês) é um vilão fictício da DC Comics e um dos principais inimigos do Aquaman, sendo o mais recorrente em seus quadrinhos. Apesar de ser sempre meio-irmão de Aquaman, assim como ele, Mestre do Oceano mudou de pais mais de uma vez. Originalmente os irmãos compartilhavam o mesmo pai - Tom Curry (guardião de um farol); mas a partir de 1989, ambos passaram a ser filhos de Atlan – um feiticeiro atlante milenar; por fim, após o reboot da DC Comics em 2011, os irmãos passaram a partilhar a mesma mãe – Atlanna (rainha de Atlântida), que originalmente era apenas mãe de Aquaman. 

Desde sua primeira aparição, Mestre do Oceano está sempre tentando usurpar o trono de Atlântida (que pertence a Aquaman), sendo essa sua grande obsessão. Na série Vingança do Submundo de 1995, Mestre do Oceano fez um pacto com o demônio Neron (assim como vários outros vilões do universo DC), ganhado um tridente capaz de lançar energia e lhe garantido alguns poderes mágicos, entretanto ele ganhou uma fraqueza – quanto mais longe ele estivesse de seu tridente, mais dor ele sentia, ao ponto da dor se tornar insuportável.

Com o reboot, seus poderes mágicos desapareceram. Em “Aquaman: Time and Tide” de 1991, trechos de seu passado foram revelados, Mestre do Oceano nasceu e passou sua juventude numa tribo de esquimós no Alasca, ele era apaixonado por uma garota chamada Kako, porém coincidentemente a mesma moça, acabou se envolvendo com seu irmão Aquaman, que estava de passagem à procura de seu pai adotivo (Tom Curry), que havia desaparecido misteriosamente. 

Por conta disso, ele espancou a garota que acabou ficando de cama entre a vida e a morte. Mestre do Oceano apareceu diversas vezes em outros quadrinhos, principalmente em quadrinhos da Liga da Justiça, sendo membro da Gangue da Injustiça e da Sociedade Secreta de Supervilões.  


 
10. Outras mídias e Cinema:     

Aquaman já apareceu em diversas mídias fora dos quadrinhos, animações como os Superamigos (1973), As Aventuras do Aquaman serie animada (1967), Smallvile, Piloto de série, Liga da Justiça Sem Limites, Animações Flashpoint (2013) e Liga da Justiça Trono de Atlântida (2015). No Cinema Jason Mamoa irá interpretar o personagem nos filmes, Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016), Liga da Justiça Part. I (2017), Aquaman (2018) & Liga da Justiça Part. II (2019).


 
Fontes: www.comicstaku.blogspot.com.br - www.einerd.com.br - www.pt.m.wikipedia.org - www.proibidoler.com - pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br