English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 6 de abril de 2010

NOSTALGIA: LADYHAWKE – O FEITIÇO DE ÁQUILA

Por J.B.

Hoje em dia quando se fala de filmes ambientados em reinos de fantasia medieval, vem logo na mente a trilogia O Senhor dos Anéis.

O que muitas pessoas não devem saber, ou se lembrar, é que em 1985 Richard Donner, o diretor responsável pelo mega-sucesso SUPERMAN: THE MOVIE de 1978, assumiu a direção de um dos melhores filmes desse gênero, Ladyhawke, ou como ficou conhecido no Brasil, O Feitiço de Áquila.

A história trata de uma maldição lançada em um casal de amantes pelo bispo da cidade de Áquila, interpretado pelo ator John Wood, os amantes eram o capitão da guarda da cidade, chamado Etienne Navarre, feito pelo ator Rutger Hauer e a Isabeau uma linda jovem, feita pela talentosa atriz Michelle Pfeiffer.

O motivo de o bispo ter lançado essa maldição era pelo fato dele ser apaixonado por ela. Durante o dia ela se transformava em um lindo falcão, enquanto ele virava um feroz lobo negro.

No decorrer do filme, entram em cena os personagens Philippe Gastón, o único ladrão que conseguiu fugir das masmorras da cidade, interpretado por Matthew Broderick, e um padre bêbado chamado Imperius, feito pelo ator Leo McKern.

As cenas de luta são muito bem coreografadas, muito diferente dos filmes de hoje, onde a câmera fica mudando de posição e correndo loucamente entre os lutadores.

Os escritores Edward Khamara, Michael Thomas e Tom Mankiewicz construíram um grupo de personagens muito convincentes e que foram muito bem interpretados.

Entre eles podemos destacar o ladrão Gastón, que funciona com um grande elo entre os amantes e o publico, além de ter as mesmas reações da platéia como, por exemplo, a tristeza pela situação dos amantes, chegando, até mesmo a mentir na hora de passar alguns recados entre eles.

A única coisa que não transformou O Feitiço de Áquila em um clássico dos anos de 1980 foi sua trilha sonora. Andrew Powell, o compositor das musicas, fez uma trilha muito eletrônica o que acabou datando-a, e algo assim não pode ocorres em um filme ambientado na Idade Média.

Porém isso não o impediu de se tornar um dos melhores filmes de aventura do cinema moderno, com interpretações excepcionais, ótimas batalhas, romance e, é claro, bastante fantasia.

Fiquem com um video do filme:

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br