English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

CLÁSSICO DA LITERATURA DE FICÇÃO CIENTIFICA VIRA MINISSÉRIE

Por J.B.

Edição brasileira
Estava conversando ontem com meu amigo Marcelo S. Lima, quando ele me disse que um antigo sonho NERD nosso iria se tornar realidade, o canal pago americano Syfy esta preparando uma minissérie baseada no clássico da literatura de ficção científica, escrito por Arthur C. Clarke, em 1953, Childhood’s End, publicado no Brasil como O Fim da Infância.

A minissérie conta com a produção de Matthew Graham e vai mostrar a chegada dos alienígenas conhecidos como Os Senhores Supremos, que passam a literalmente controlar o planeta de forma pacífica. Sua presença é tão impactante que causa o fim de todas as hostilidades entre as nações da Terra, além de erradicar uma das principais religiões do planeta, com essas atitudes a Terra se torna uma utopia, contudo os invasores não permitem que ninguém os vejam e impedem a exploração espacial pela raça humana, o que gera certos focos de resistência.

O livro utiliza-se do mistério como ingrediente principal da trama: "por que esses visitantes nunca saem de suas naves?", "Qual seria sua forma física?", "Será que vieram de um outro planeta desolado e não têm outro lugar para onde ir?", "Será que são orgânicos ou são computadores construídos por uma espécie, há muito esquecida, para explorar o universo?", "Ou serão humanos que visitaram a Terra milhões de anos atrás, deixando aqui alguns dos seus (ou dos nossos?) e agora vieram salvar seus filhos da destruição nuclear?".

E quando algum desses mistérios é desvendado, eles parecem também se multiplicarem, revelando outros muitos para serem explicados. Mas o grande mistério permeia a trama até quase a última página: "Por que eles estão aqui?".

No transcurso de sua estadia, profundas mudanças ocorrem na sociedade: é criado o Estado Mundial; são abolidas as forças armadas (o que duplica a riqueza do mundo); as máquinas encarregam-se sozinhas da produção de praticamente todos os bens e serviços; os homens passam a se dedicar exclusivamente a atividades de seu genuíno interesse. Por isso e muito mais é que Childhood’s End é considerado um clássico por aqueles que tiveram o privilégio de ler, como este redator que vos escreve. Obrigado Marcelo.

A minissérie contará com seis episódios, dirigidos por Nick Hurran, da série Doctor Who, no entanto até o momento nao foi divulgado nem cronograma de gravação, nem data de estreia e nem elenco.

Fonte: www.pipocamoderna.virgula.uol.com.br

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br