English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Review:As Crônicas de Nárnia:A Viagem do Peregrino da Alvorada

Por Bruce Banner

“As Crônicas de Nárnia” chegou ao seu terceiro filme.Os dois filmes anteriores não fizeram por onde acreditar que a saga adaptada dos livros de C. S. Lewis seria levada adiante. Se “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, de 2005, foi bombardeado pela crítica mundial, apesar de ter alcançado uma razoável bilheteria nos EUA (e um surpreendente Oscar de maquiagem), “Príncipe Caspian”, de 2008, teve seu maior problema exatamente no último quesito, conseguindo arrecadar um total de US$ 141 milhões em solo americano, quando custou US$ 225 milhões para ser realizado.

O estúdio que possuía os direitos de levar o mundo de Lewis para as telonas decidiu repassar a responsabilidade para outro.A Disney não aguentou e coube a 20th Century Fox produzir este “As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada”.Com direção sem ritmo, roteiro infantil e mensagens explicitamente cristãs, o filme deve impossibilitar de vez o prosseguimento da saga.

Nesse filme o leão Aslam assume um papel fundamental na inclusão desses conceitos,ao garoto Eustáquio (Will Poulter) cabe servir como exemplo,ele é o primo dos irmãos Pevensie (apenas Edmundo e Lúcia estão neste longa) começa como um menino extremamente mimado e desprezível, incapaz de dizer qualquer palavra de gentileza.Os exageros,seja na interpretação de Poulter,ou no tratamento que o roteiro dá ao personagem, porém, evitam qualquer afeição do público com Eustáquio, enfraquecendo o êxito da mensagem e transformando o personagem no mais chato de toda a trama.

A direção ficou a cargo de Michael Apted,diretor experiente,mas que não possui grandes filmes em seu currículo.Infelizmente cenas de ação não são o seu forte,a cenas de luta não tem ritmo e em uma cena em que aparece um monstro gigante atacando um navio nos faz lembra da franquia Piratas do Caribe.

C.S Lewis usou algumas ideias de Tolkien,a terra natal de Aslan pode-se comparar com Valinor, terra dos imortais criados por Tolkien no livro O Sillmarillion.

Lewis,como Tolkien eram extremamente católicos,por isso Aslam da a entender que é uma personificação de Jesus nesse filme, principalmente se levarmos em conta sua morte e resurreição no primeiro filme.

Após esse terceiro filme fica a expectativa se teremos mais uma continuação ou a franquia será defenitivamente abandonada.

3 comentários:

Guilherme Iamarino disse...

Bom respondendo a algumas questões a quem provavelmente e com certeza não leu o livro.

A Saga de Nárnia é uma saga essencialmente Cristã, não tem como fugir disso, ainda que os diretores dos três filmes tivessem cortado diversas cenas que seriam muito mais "explícitas". Como por exemplo quando Edmundo, Lúcia, Ripchip e Eustáquio (Caspian não) vão até o fim de tudo no extremo leste procurar o pais de Aslan, encontram um Cordeiro, que fiz que Aslan pode ser visto de várias formas e é como se fosse uma ponte para o país de Aslan, daí o cordeiro vira Aslan! Cristianismo total. Muitos valores bíblicos ali. O que não é ruim de todo, mas pode causar certo "preconceito" naqueles que talvez não entendam direito a diferença entre religião e a pessoa de Cristo.
Continuando: A adaptação feita pela Fox foi ruim, na minha opinião. Pois em termos cronológicos com o do livro não bateram muitas coisas. Até mesmo o enredo em muitos casos foi deixado de lado.
Certamente se fizessem o enredo e outros seguindo à risca seria muito, muito melhor. Pelo menos ficaria fiel ao original e não seria o fiasco que saiu como os últimos dois filmes.
Minha conclusão é que no final, Cronicas de Nárnia, que era uma história típica e lida por quase todas as crianças inglesas na sua época aurea, se tornará algo bajulado, infantil e esquecido por todos. Os poucos fâs que restarem serão fãs de C.S. Lewis e cristãos espalhados pelo globo. Infelizmente, creio que será assim.

E só corrigindo uma coisa, Tolkien e Lewis eram Anglicanos e não Católicos.
Nárnia surgiu primeiro que as histórias da Terra Média, então digamos que Tolkien "melhorou" e tornou "adulto" toda a história de Nárnia. Na biografia do C.S. Lewis há tudo isso, se chama "Surpreendido pela Alegria".

até mais.
guilherme santos

MixHQ disse...

Muito obrigado pelo comentario e pela correção Guilherme.
Espero que continue acessando no blog.
E em nome de todos os membros do MIxHQ, desejamos a você um Feliz Ano-Novo.

Bruce Banner disse...

Obrigado pelo comentário e pela correção,espero que você continue acessando nosso blog e comentando.

 
BlogBlogs.Com.Br