English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Novos Titãs: "Games", A Graphic Novel nunca publicada!

(por Cláudio Basílio, do Blog Gibicomics - http://gibicomics.blogspot.com)


Todos nós, pobres nerds condenados a comprar dezenas de gibis por mês sabemos que uma das séries de maior sucesso dos anos oitenta foi os Novos Titãs (New Teen Titans). Sabemos que a dupla composta pelo escritor Marv Wolfman e pelo desenhista George Perez fez História a frente desse título. Sabemos que lágrimas de profunda tristeza escorreram dos nossos olhos quando em meados dos anos oitenta Perez abandonou o a revista dos Titãs em busca de novos desafios profissionais. Sabemos que o curto retorno de Perez ao gibi dos Titãs no final de 1988 e início de 1989 fez com que os apaixonados pelos Titãs ostentassem um sorriso de orelha a orelha. O que muita gente não sabe é que assim que voltaram a trabalhar junto nesse período Wolfman e Perez idealizaram uma graphic novel dos Novos Titãs que nunca foi lançada!

Como falamos acima no final de 1988 e início de 1989 Wolfman e Perez voltaram a trabalhar juntos nos Novos Titãs, e tal reencontro motivou os dois a idealizarem uma graphic novel com os Titãs. Anunciada em várias entrevistas concedidas pela dupla e batizada com o titulo de Games (Precisamos falar que a tradução da palavra “Games” é “Jogos”?), até hoje detalhes do roteiro não foram revelados, mas se sabe a graphic novel teria algo em torno de cento e vinte páginas, das quais Perez desenhou cerca de oitenta. E aí, o Destino começou a conspirar contra esse trabalho...

Nessa época Perez co-roteirizava os Novos Titãs com Wolfman, roteirizava a Mulher-Maravilha, fazia esboços para o gibi Superman e desenhava Games. Era trabalho pra cacete, e essa sobrecarga somada a algumas situações ocorridas na série mensal dos Titãs que seriam usadas na graphic novel e a outras propostas profissionais fizeram com que Perez ficasse desanimado, desanimado e desanimado... A ponto de largar de vez Games!

Os fãs que tomaram conhecimento da produção de Games ficaram esperando pelo lançamento da graphic novel. E ficaram esperando... E ficaram esperando... E nada! Nos anos que se seguiram ao anúncio da graphic novel várias vezes Wolfman e Perez foram cobrados pelos jornalistas especializados sobre o não-lançamento da aventura. Wolfman não esconde de ninguém que ainda tem esperanças ver esse projeto finalizado, mas para o seu amigo Perez Games é uma página virada, e ele tem boas razões para ver as coisas desse jeito. Entre as razões, existe o fato de que a formação dos Novos Titãs hoje é bem diferente daquela que era publicada no final dos anos oitenta, que tinha o Jericó e Asa Noturna com seus visuais clássicos, Ravena vestida de branco e o adolescente-telecinético-problema Danny Chase entre seus membros. A história poderia ser reescrita de forma a se transformar em um flashback? Sem dúvida, mas aí rola outro problema... Segundo Perez boa parte da ação de Games transcorre no World Trade Center, e aqueles que tem boa memória sabem muito bem o que aconteceu com esse complexo no dia 11 de Setembro de 2001. Como os estadunidenses geralmente são muito respeitosos em relação a esse tipo de coisa, as chances de Games algum dia ir para as gráficas praticamente se reduzem a zero.

Bem, provavelmente jamais veremos Games publicada, todavia como George Perez é um sujeito camarada ele acabou liberando algumas amostras desse trabalho na internet. Vejam algumas delas logo abaixo, e quem quiser ver mais pode acessar o sítio eletrônico Titans Tower, que traz uma coletânea completa de artigos sobre essa inacaba graphic novel.







P.S.: Esse Curiosidade Curiosíssima é dedicado ao meu amigo Rogério Vieira de Simone, o maior especialista em Titãs (o super-grupo, não a banda!) da América Latina!

Blog MixHQ: "Postado por Hal Jordan, com a autorização do autor, Cláudio Basílio.  Originalmente publicado em: "

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br