English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 15 de julho de 2009

GAMES: Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Harry Potter and the Half-Blood Prince) mostra os eventos do longa-metragem, ao mesmo tempo que oferece uma experiência de mundo aberto em Hogwarts.

A escala do castelo é impressionante. Comandando Harry Potter você poderá explorar vastas áreas - inclusive o exterior, contanto sempre com a ajuda de Nick Quase-Sem-Cabeça o fantasma da casa Grifinória, que atua como guia do local, em substituição das pegadas do game anterior.

O problema é que há muito pouco o que fazer no lugar. O que o game deveria era oferecer varias missões paralelas, dando, com isso, a quem joga a sensação de liberdad. No Enigma do Príncipe você participa de duelos, prepara poções, participa de partidas de Quabribol, e pode seguir a linha narrativa ou colecionar escudos. E só. O que o tornar desinteressante é o fato de não haver elementos de RPG dignos de nota.

O game agradará por algumas horas, mas só isso, não vale novas visitas. O que se salva no jogo são os duelos. Apesar de não possuir suporte ao wiimotion plus, a versão do jogo para Nintendo Wii funciona e responde muito bem. O nunchuck é o direcional e o wiimote torna-se a varinha nos combates, permitindo que sejam lançadas magias com movimentos específicos do pulso. Nos PCs é com o mouse que se desenham as formas no ar para disparar magias.

Outro elemento bastante interessante é a aula de poções do Professor Slughorn. Nela, o controle da esquerda vira um abanador de fogo e o da direita tubos de ensaio, pinças ou outros utensílios para produzir os preparados mágicos. Deve-se segurar o wiimote como se seguraria um vidro e virá-lo com cuidado para que apenas a quantidade certa de "saliva de dragão", por exemplo, caia no caldeirão.

A pior parte é a prática do Quadribol. O esporte mundial dos bruxos, com seus balaços, pomo de ouro, rebatedores, apanhadores e goleiros, se torna um simples minigame de passar por dentro dos arcos, ganhar velocidade e pegar o pomo. Triste, especialmente se levarmos em conta que a produtora do game é a mundialmente famosa Electronic Arts, que tem tradição em games simuladores de esporte.
Fora isso, só resta aos jogadores seguir a narrativa, com cutscenes breves, que dão uma rápida pincelada nos eventos da trama, e procurar medalhões escondidos pelo castelo.

Visualmente, o game não teve grande avanço em relação ao título anterior. A EA preferiu dedicar-se à extensão do mapa a aprimorar gráficos. De qualquer maneira, esse não é o ponto fraco do game. É a falta de possibilidades que torna Harry Potter e o Enigma do Príncipe um jogo cansativo.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br