English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

LUTO! MORRE ROBERTO GÓMEZ BOLANÕS

Por J.B.

O humor mundial ficou mais pobre, o ator e comediante mexicano Roberto Gómez Bolanõs, protagonista das séries Chaves, Chapolin e Chesperito, morreu nesta sexta-feira aos 85 anos, o ator  respirava com ajuda de aparelhos desde o dia 10/11. 

A informação foi confirmada por noticiários da rede mexicana Televisa e já repercute entre os atores remanescentes do seriado no Twitter, como por exemplo o comediante Édgar Vivar, mais conhecido como o Sr. Barriga. Ao longo de sua carreira, Bolaños escreveu e adaptou 50 roteiros, além de ter atuado em 11 filmes.

"Admirado, reconhecido e amado por milhões de pessoas em todo o mundo", como descreve a Televisa, Bolanõs vivia na cidade de Cancún, no México, junto com sua esposa Florinda Meza, que interpretou Dona Florinda, no seriado Chaves. O programa é exibido pela emissora SBT no Brasil desde 1984, quando estrou no programa do palhaço Bozo com o episódio "Caçando Lagartixas".

Bolaños despontou na mídia no início anos 1950, escrevendo roteiros de rádio, TV e cinema. Seu trabalho começou a gerar frutos no início da década de 60, quando entre 1960 e 1965 dois programas escritos por ele disputavam os primeiros lugares de audiência da televisão mexicana: Estudio de Pedro Vargas e Cómicos y canciones.

Em 1968, Bolaños, carinhosamente apelidado de Chespirito, numa clara referencia uma referência ao famoso autor inglês William Shakespeare, pelo diretor de cinema mexicano Augustín P. Delgado, ganhou um espaço exclusivo de meia hora na TV TIM, onde começou a se arriscar como ator até que descobriu uma veia cômica, que o tornaria famoso em toda a América Latina. 

Chaves teve seu primeiro programa exibido no dia 20 de junho de 1971, no Canal 8, no México. A série desenvolvida por Roberto, nos mostra  a história de um menino pobre de oito anos que mora em uma vila, na casa número oito, daí vem o titulo original da série "Chavo Del Ocho", no entanto nunca o vimos nessa casa, durante todo o tempo de exibição ela passava a maior parte de seu tempo de descanso em um barril. O menino Chaves convive com os moradores de uma vila, como o garoto Quico, a menina Chiquinha, Seu Madruga, Dona Florinda, Professor Girafales, Senhor Barriga e Nhonhô.

Turma do Chaves
Fonte: www.noticieros.televisa.com

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br