English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 28 de junho de 2009

Quadrinhos nas Universidades

posted by J.B.


Atualmente tem havido, em várias universidades, estudantes que se utilizam das Histórias em Quadrinhos como Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC nas áreas de Comunicação Social, História, Ciências Sociais, Filosofia, Letras, Psicologia, entre outros.

Graças à Deus e à pessoas como Sonia Bibe Luyten, Antonio Luiz Cagnin e Moacy Cirne, mestres acadêmicos que passaram anos “dando murros em ponta de faca” na tentativa de provar à comunidade universitária que Histórias em Quadrinhos têm seu valor como forma de comunicação. Hoje, até quem não curte ‘gibis’ aceita debater sobre a importância do tema.

Muitos desses trabalhos universitários são tão bem desenvolvidos, com um fundo de pesquisa tão apurado, que chegam a se tornar livros.

Na 18ª Bienal do Livro, em São Paulo, no ano de 2004, a Editora Difusão lançou a obra “Spaw – O Soldado do Inferno: Mito e Religiosidade”, de autoria de Cristina Levine Martins Xavier que, um ano antes, havia apresentado esse tema no programa de mestrado no Curso de Ciência da Religião na PUC de São Paulo. O que nos mostra que trabalhos acadêmicos relacionado aos quadrinhos não se restringem a alunos de graduação mas, também, estendem-se às pós-graduações, mestrado e doutorado.

Temos como exemplo dessa aceitação a Universidade de São Paulo, que tem no seu Núcleo de Pesquisa de Histórias em Quadrinhos cerca de vinte pesquisadores (www.eca.usp.br/agaque).

Todos esses trabalhos devem ser homenageados e aplaudidos por ajudarem a derrubar o preconceito que sempre existiu em relação à Histórias em Quadrinhos e por mostrar que a leitura dos mesmos pode e deve ser utilizado como instrumento educacional e manipulado por professores em várias áreas da Educação no Brasil.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br