English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 28 de junho de 2017

REVIEW BOOK: MITOLOGIA NÓRDICA

Por J. B.

Obra & autor.
Conheci os deuses nórdicos como qualquer criança de minha geração, nas histórias do Poderoso Thor, que saia nas HQs SuperAventuras Marvel, Heróis da TV e em algumas edições de Capitão América e Grandes Heróis Marvel (Sim eu lia Marvel antes da Editora Abril ter os direitos de publicação da D.C. Comics).

E assim como ocorreu com a mitologia grega, me apaixonei pela nórdica, mas diferente da grega sempre tive uma grande dificuldade de conseguir material de leitura, fora do mundo das HQs, das aventuras dos asgardianos. Então já podem imaginar minha alegria ao saber que um dos maiores roteirista/escritor dos últimos anos, o inglês Neil Gaiman.

Neil é o criador da HQ Sandman e escritor de excelentes livros como Stardust, Coraline, American Gods, Anansi Boys, The Ocean at the End of the Lane, Neverwhere e Good Omens, havia escrito um livro com histórias e lendas desses deuses. Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos?

Yggdrasil.
Pacientemente esperei o livro Mitologia Nórdica ser lançado no Brasil, onde foi publicado pela Editora Intrínseca, e principalmente, ter condições de adquiri-lo. E posso garantir que valeu cada segundo de espera e cada centavo gasto. A obra é organizada de forma bacana e facilita a vida daqueles que não conhecem as lendas nórdicas. Para começar, Gaiman nos apresenta um prefácio, onde muitos detalhes são esclarecidos, logo depois, os deuses mais importantes nos são apresentados e, finalmente, chegamos aos capítulos.

A escrita de Gaiman consegui nos levar para as frias paragens do extremo norte da Europa, onde em volta de uma grande e quente fogueira, comendo javali assado e bebendo hidromel, somos transportados para os salões de Asgard, onde ouvimos os feitos bravos e ousados de Balder e Thor, os conselhos do sábio Odin, Pai-de-Todos, e as arapucas e artimanhas armadas pelo ardiloso Loki, que diferente de sua versão quadrinística, não é um deus totalmente voltado para o mal.

Odin, os corvos Hugin e Munin e os lobos Geri e Freki.
Nossa jornada se inicia na origem do universo e termina em sua destruição, no Ragnarök, o assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo, onde Gaiman vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra, o autor sempre foi, assim como eu, um leitor fascinado por essa mitológico desde a infância, e com esse amor ele consegue compor uma coletânea de quinze contos, mostrando a relação conturbada entre deuses, anões e gigantes. Cada capítulo é um conto fechado, porém todos se unem de forma coesa, formando uma linha temporal linear.

As Valquírias.
Aqui, aprendemos com Neil Gaiman sobre Odin que se enforcou na árvore dos mundos em troca de conhecimento. Sobre como o mundo foi criado do corpo do monumental Ymir e sobre como Thor ganhou seu famoso martelo graças às artimanhas de Loki. Para realizar este trabalho Neil teve de adaptar a Edda em prosa e a Edda poética e empregar sua visão, há uma prosa muito convidativa e dedicada aqui, onde eu acho, o Neil se divertiu tanto escrevendo esse livro quanto eu lendo.

Todas as lendas que acompanhamos ao longo dos ótimos capítulos desde livro, surgiram como uma tentativa de explicar os fenômenos da vida e da realidade de outrora, creio que elas são como achados arqueológicos no quais podemos admirar o pensamento de uma cultura muito antiga que não existem mais. 

Assumindo que você aceite meu conselho e leia esse livro, na melhor das hipóteses, você correrá em busca de mais conteúdo sobre a mitologia dos guerreiros nórdicos, pois ele te encantará do começo ao fim. Na pior das hipóteses, você aprenderá que as nuvens surgiram quando o cérebro do gigante primordial Ymir foi arremessado para o céu no princípio do mundo, aprenderá que Odin é o pai de todos nós e que o primeiro homem foi feito por ele de um tronco de Freixo e a primeira mulher de um tronco de Olmo e, finalmente, saberá que devemos temer e respeitar os deuses, mas nunca confiar neles. 

Mitologia nórdica é o livro perfeito para quem quer descobrir mais sobre a mitologia escandinava e também para aqueles que desejam desvelar novas facetas dessas histórias, é uma obra de referência, um novo e precioso registro dos pouco conhecidos mitos escandinavos.

Nota: 10.        

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br