English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

CINCO EASTER-EGGS DE DOCTOR WHO: CHRISTMAS SPECIAL

Por J. B.


No dia 25 de dezembro foi ao ar o especial de Natal do Doctor Who, intitulado "The Return of Doctor Mysterio" desta vez com uma pegada de quadrinhos, tão em moda atualmente com o DCFilms e o Marvel Studios. Nesse especial do Doctor, ele está envolvido no gênero de super-heróis, prestando uma bela homenagem aos super-heróis clássicos que inspiraram sua trama e serviu como o arquétipo do super-herói do episódio, que se chama The Ghost.

E como não poderia deixar de ocorrer, temos vários easter-eggs relacionado ao mundo dos Super-Heróis em "The Return of Doctor Mysterio", os quais mostrarei nessa matéria.

01) X-Men e Vingadores:

O Doctor se encontra no quarto de uma criança chamada Grant, que descobrimos ser um verdadeiro amante das HQs de Super-Heróis, e esse amor literalmente se espalha pelas paredes de seu quarto. 

Os super-heróis da DC Comics e Marvel Comics  cercam todo o quarto do jovem Grant. Há uma abundância de imagens para você escolher.

Entre eles temos um poster dos X-Men na porta de Grant, um poster do Hulk e o que se parece com o papel de parede do Thor. 










02) Os Doutores:

Os fãs de quadrinhos sabem que não há escassez de médicos correndo em capas, calças e tudo o mais nas HQs podemos citar alguns, entre eles Doutor Estranho, Doutor Octopus, Doutor Destino, Doutor Manhattan, Doutor Luz, Doutor Polaris, Doutor Phosphorus, Doutor Alquimia e Doctor Silvana.  

Quando o doutor se apresenta simplesmente como "o Doutor", a obsessão do jovem Grant com as HQs leva-o a se perguntar sobre qual doutor ele quer dizer, o qual simplesmente responde que vem dele a inspiração para todos os outros.  

Como um easter-eggs adicional, Grant diz ao Doutor que ele seria chamado de "Doutor Mysterio" se ele fosse um personagem de quadrinhos, e "Doutor Misterio" é o título dado ao Doctor Who na América Latina. 

03) SUPERMAN - THE MOVIE:

Nenhum outro Super-Herói inspirou "The Return of Doctor Mysterio" mais do que Superman, e isso é algo que o escritor/produtor executivo da série, Steven Moffat, tem dito em todas as entrevistas que deu sobre o episódio:

"Eu queria trazer um pouco do humor e do charme que temos nas produções Superman: The Movie e Superman II para 'The Return of Doctor Mysterio'." declarou em várias entrevista.

Temos muitas homenagens a Superman e aos filmes do Christopher Reeve nesse especial, para começar, o jovem Grant está lendo um quadrinho de Superman quando o Doutor o encontra pela primeira vez, onde o Doutor se acha o máximo por ter descoberto a identidade secreta do Homem de Aço, vendo isso o Grant tem que explicar-lhe que todos já sabiam disso.

Os poderes mostrados pelo Ghost vem do conjunto básico e inspirado no Superman, com Voo, Super Força, Invulnerabilidade e Visão de Raios-X. Já a relação de Grant com a repórter Lucy Lombard, interpretada pela atriz Charity Wakefield, é construida de forma a espelhar o relacionamento entre o Clark Kent com a Lois Lane, exatamente como é retratado nos filmes originais de Superman. Até o nome da personagem tem suas raízes no universo do kryptoniano, Lucy, além de trazer a tona o simbolismo das iniciais "LL", nas HQs a irmã da Lois também se chama "Lucy". 

Outros dois easter-eggs evidente estão relacionados ao covil dos vilões, logo após os créditos iniciais, temos a citação dos nomes de tuas secretárias, as Stra. Siegel e Stra. Shuster, que ostentam os sobrenomes d o roteirista Jerome "Jerry" Siegel e do desenhista Joseph "Joe" Shuster, a famosa dupla responsável pela criação do Superman, além disso vemos um globo gigante giratório no topo do prédio da Multinacional Harmony Shoal, que nos remete imediatamente para o globo no topo do Daily Planet.

Por fim, temos o voo do casal através do ar e a entrevista que o Ghost concede a Lucy, ambos contém o mesmo espírito de relacionamento entre a Lois e o Homem de Aço, que vemos no longa Superman: The Movie. 

04) Homem-Aranha:

Enquanto o Superman é o principal Super-Herói para a inspiração de "The Return of Doctor Mysterio" e para o personagem Ghost, o papel do Doutor neste episódio parece ser mais centrada no personagem do tio Ben, da Marvel, oferecendo ao jovem Grant a orientação de que ele precisa.  

Na cena de abertura, o jovem Grant pergunta ao Doutor se ele sabe o que aconteceu com Peter Parker quando foi picado por uma aranha radioativa, o Doutor, naturalmente, faz a suposição lógica de que Peter sofreu um grave envenenamento por radiação, e não que tenha recebido superpoderes baseado em aracnídeos.  

Mais tarde, quando o Doutor descobre que o adulto Grant é o Ghost e, também, uma babá da pequena filha de Lucy, o Doutor cita a clássica frase que o tio Ben diz ao Peter antes de morrer:

"Com grande poderes vem grandes responsabilidades." 

05) Batman:

Esse episódio de Doctor Who não seria completo se não houvesse Easter-Eggs de HQs do Batman, certo? 

Em uma entrevista para o site IGN, o ator Justin Chatwin, que interpreta o Grant/Ghost, disse que estava procurando infundir em seu personagem partes das personalidades do Superman de Christopher Reeve e do Batman de Michael Keaton.  

A energia da versão do Batman interpretado pelo Keaton está definitivamente presente em como Chatwin entrega suas linhas enquanto está usando o traje borrachudo do Ghost. 
Pode-se notar outro Easter no momento em que a Lucy pergunta ao Ghost se ele tem um carro, o que nos remete ao momento em que o Batman salva a Vick Vale, pela primeira vez no longa Batman de 1988, outro momento ocorre quando o Ghost escuta a bebe chorando, pelo Baby Monitor que ele esconde na capa, e a Lucy pergunta se ele tem alguma espécie de  Bat-Sinal.

Steven Mofart conseguiu conciliar de uma forma muito boa os dois mitos, o universo de Doctor Who e o universo de Super-Heróis. Se curte algum desses universos, ou os dois, assistam esse especial.

Vídeo da primeira aparição do Ghost:



Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br