English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 12 de julho de 2017

REVIEW DE SPIDER-MAN: HOMECOMING (COM SPOILERS)

Por J. B.   

Acabei de assistir o filme do Homem-Aranha, e como diz o subtítulo, ele realmente voltou para casa. Para começar quero agradecer à Marvel Studios por ter trazido o Aranha e, principalmente, por ter realizado um filme que acomoda com maestria as piadas, traço característico do personagem.

O longa começa o personagem do Michael Keaton, chamado Adrian Toomes, chefe de uma equipe responsável pela limpeza dos destroços da guerra dos Vingadores contra os Chitauri, que vê sua equipe perder o trabalho por causa de uma equipe, possivelmente da Stark Industries, denominada de Controle de Danos (ou Damage Control), que iria assumir essa limpeza.

Toomes não é apenas um cara malvado, ele demonstra as motivações que nós mesmos teríamos na situação dele, o personagem foi um acerto da Marvel, já que os vilões dos filmes anteriores, normalmente são demasiadamente caricatos, ou não cativam o público, e o Toomes mostrou que você pode equilibrar uma boa história com as motivações do vilão sem, no entanto, deixar a história parecer absurda. Sendo assim, como forma de sustentar suas famílias, Toomes e seus amigos, entre eles um personagem das HQs pouco conhecido chamado O Consertador, começa a vender armamentos alienígenas para outros criminosos. Ele conseguiu nos entregar o melhor vilão, depois do Loki, do MCU.  

Logo depois vemos o Peter Parker, um garoto de 15 anos que há alguns meses lutou ao lado dos Vingadores Legalizados, em Captain America: Civil War, e que quer MUITO ser integrado ao grupo, completamente extasiado com o uniforme, ganho do Stark, e continuando combatendo pequenos crimes, ao mesmo tempo em que precisa se preocupar com os deveres escolares e os assuntos familiares. Esse "Novo Cabeça de Teia" é tudo o que o herói deve ser, um jovem inexperiente, brincalhão e com vontade de salvar o mundo, ou seja, um modelo ideal para servir de inspiração ao novos e antigos fãs das aventuras do personagem nos cinemas, que vão assistir a nova produção da Marvel. Porém ele é colocado em "Stand by" pelo Tony Stark e recebe a missão de, apenas, ajudar a resolver os pequenos crimes em seu bairro e a não se envolver em grandes confusões. 

No entanto, em sua ânsia por ser reconhecido como um grande Super-Herói, Parker acaba desobedecendo às ordens de seu Stark e se vê enredado em um caso de contrabando de armas ultra-avançadas, comandada pelo Toomes. Esse "entusiasmo" faz com que o Aracnídeo cometa um erro grave, na ânsia de capturar os mercadores de armas, acaba atrapalhando uma "campana" do FBI, programada pelo próprio Tony. 

Com sua intervenção o Abutre escapa, e quase provoca o naufrágio de um navio lotado de pessoas, o que nos leva para uma sequência que remete diretamente para o clássico Spider-Man II, quando o Aranha tenta segurar o barco, que está se partindo ao meio. Porém diferente da versão estrelada pelo Tobey Maguire (que consegue segurar o trem), esse novo Homem-Aranha falha em sua tentativa de salvamento, e uma tragédia maior é evitada graças à intervenção do Homem de Ferro, em decorrência a isso, o Tony apreende a roupa do herói.

Mas nem assim o Peter desiste de ser um herói, o que nos leva a duas cenas bastante tensas, a primeira é o momento em que descobrimos que o pai da Liz Allen, a paixonite do Peter, é filha do Abutre, o que causa uma sequência forte, enquanto o Toomes leva os jovens ao baile da escola. A outra cena é onde o Aranha resolve enfrenta-lo, e acaba soterrado sobre quilos de escombros, essa foi uma excelente referência as HQs do Homem-Aranha, mas precisamente na edição The Amazing Spider-Man #33. Em minha opinião é nessa cena onde o menino dá lugar ao homem, é aí que o Parker passa a encarar seu arqui-inimigo com uma seriedade maior.


Motivado a deter o Abutre, o Homem-Aranha consegue impedir o roubo de um arsenal da antiga Torre dos Vingadores, a briga acaba sendo concluída no parque de Coney Island, onde após derrotar o vilão, o Aranha salva sua vida, o que resultou em uma excelente cena pós-crédito.  Em decorrência de tudo isso, o Tony leva o Peter até a nova Base dos Vingadores, e lhe faz o convite de ingressar no grupo, inclusive lhe apresenta um novo uniforme,  que me lembrou o que foi usado na saga Superior Homem-Aranha e o que o Peter ganhou do Homem de Ferro, na minissérie Civil War, no entanto o Peter agradece o convite e a nova roupa, mas recusa, afinal ele é apenas "O Herói da Vizinhança". O que deixa o Tony em uma situação delicada, já que ele havia convocado a imprensa para o anúncio da entrada do Aranha na equipe, mas não foi nada que o Tony não possa resolver, especialmente com uma ajudinha do Happy.


Alguns fãs estavam se perguntando se teríamos a picada da aranha, que deu os poderes ao Peter e se veríamos, mais uma vez, a morte do tio Ben. E a resposta é NÃO, não vamos essas cenas, mas elas são citadas, mais precisamente em um diálogo entre o Peter e seu melhor amigo, o CDF Ned, vivido pelo jovem Jacob Batalon, nesse diálogo o Ned pergunta como o Peter ganhou essas habilidades, a resposta é que ele havia sido mordido por uma aranha, que morreu logo depois. Sobre o tio Ben, a declaração de Peter é mais implícita, ao dizer que nunca irá contar nada a sua tia, por causa de tudo que ela já sofreu. O que nos deixa a pergunta, há quanto tempo o Ben está morto?

Ainda falando sobre Homecoming, um dos pontos que me surpreendeu foi a revelação de que a colega de colégio de Peter, a Michelle, interpretada pela Zendaya, costuma ser chamada pelos amigos de "MJ", nas HQs essa são as iniciais de Mary Jane, o 2ª amor da vida do Peter, e que durante muitos anos foi a Sra. Mary Jane Watson Parker, esposa do Peter.

Falando da participação do Tony Stark na trama, graças a Deus que todo o meu receio de que seria um Iron Man - IV não se concretizou, o tempo total da participação do Robert Downey Jr. foi pequeno e bem utilizado, percebe-se que essa participação deve-se ao contrato mútuo entre o Marvel Studios e a Sony, um verdadeiro "Uma mão lava a outra, e as duas se enxugam". Stark está em cena mais como uma figura paterna e mentor.

A presença da tia May, vivida pela atriz Marisa Tomei, não foi tão marcante como nas franquias anteriores, mas com certeza sua última aparição vai dar o que falar até o lançamento do próximo filme do Aracnídeo. Ao chegar em casa Peter encontra um embrulho em sua cama, trata-se de seu uniforme, que havia sido pego pelo Tony,  Peter o veste e ao tirar o capuz escuta a voz de sua tia na porta do quarto, e nesse exato momento o filme termina.

Sobre as duas cenas pós-créditos só digo duas coisas... Preste bastante atenção na primeira e riam de vocês mesmos na segunda.

Por fim Spider-Man: Homecoming, consegue ser o filme do Aranha esperado, mas não ousa tanto quanto poderia e quando ousa, é espetacular, no entanto quando se contenta em ficar em sua Zona de Conforto, enfraquece. Ainda assim, é a melhor representação visual do personagem para as telas, e o futuro parece promissor.


Nota: 9,0.

Trailer legendado:



Trailer dublado:


2 comentários:

Delano disse...

Ótima resenha. Parabéns

MixHQ disse...

Obrigado Delano!

 
BlogBlogs.Com.Br