English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 2 de outubro de 2010

ANIVERSÁRIO DE CHARLIE BROWN E DE SEU AMIGO SNOOPY

Por J.B.

Hoje está completanto 60 anos do lançamento da primeira tira do personagem Peanuts, mais conhecido no Brasil como Minduim, ou Charlie Brown, criação do cartunista americano Charles Monroe Schulz.

Peanuts teve sua estreia no dia 02 de outubro de 1950 e continuou sendo publicada ate o dia 12 de fevereiro de 2000.

As tiras contando o cotidiando da vida de Charlie Brown e seu insepáravel cachorro Snoopy foram  uma das mais populares e influentes. No seu apogeu, Peanuts chegou a ser públicado em mais de 2600 jornais, tendo uma média de 355 milhões de leitores em cerca de 75 países, sendo traduzido para 40 línguas.

Ele também foi o responsável por tornar as tiras de quatro quadrinhos um padrão no mercado de tiras de jornais americanos, essas tiras continuam sendo republicadas em vários jornais ao redor do mundo.

A vida artística de Schulz começou em 1947, quando ele conseguiu vender, para o St. Paul Pionner Press, um jornal de sua cidade natal, uma tira chamada Lil' Folks, que foi publicada uma vez por semana até 1949, nesse ano Schulz pediu ao editor do jornal que Lil' Folks fosse uma tira diária, a resposta do editor foi: "Você está demitido".

Já em 1948, ele conseguiu vender para o Saturday Evening Post um painel de tira cômica, o sucesso o levou a vender tiras até 1950, nesse mesmo ano, Charles viajou para Nova Iorque, onde deve uma reunião com alguns executivos da United Feature Syndicate, nesse dia, ele apresentou alguns projetos de desenhos.

Então, no dia 02 de outubro de 1950, a tira Peanuts, cujo nome Schulz não gostou nos primeiros anos,  estreiou em cerca de sete jornais dos E.U.A., pouco tempo depois, ela se tornou um dos grandes sucessos do mercado de tiras de jornais.

Mediante essa estrondoso sucesso, em 1973, as tiras do Peanuts transformaram-se em uma série de desenhos animados, sendo seu primeiro episódio chamado A Charlie Brown Thanksgiving, que pode ser traduzido como O Dia de Ação de Graças de Charlie Brown. A popularidade tornou-se ainda maior,  o que levou à criação de vários produtos com o tema Peanuts, indo de cadernos e camisetas a  vários produtos de higiene infantil.

Charles Monroe Schulz decidiu encerrar sua carreira em dezembro de 1999, devido a alguns problemas de saúde. Um mês depois da publicação de sua última tira, que chegou aos jornais no dia 03 de janeiro de 2000, Charles Monroe Schulz faleceu,  fato ocorrido no dia 12 de fevereiro de 2000, Schulz tinha 77 anos e morava na cidade de Santa Rosa, nos E.U.A.

No entanto seu personagens foram imortalizados, tanto nas tiras de jornais, como nas séries de animações no mundo todo.

Nós do MixHQ, como tantos nerds ao redor do planeta, somos fãs do Minduim e seu cachorro Snoopy, e só temos uma coisa a dizer: Feliz Aniversário Charlie Brown.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br