English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Quadrinhos de Quarta-Feira


História em quadrinhos é uma arte de se contar algo em quadros seqüenciais com inicio, meio e fim. Apesar das histórias periódicas longas terem se tornado o principal produto de consumo, por conta muito dos americanos do norte, contar algo em pouco espaço e de forma bem feita não é trabalho fácil, e nem para qualquer um. E é esse fenômeno que a nova revista da DC consegue, estou falando de Wednesday Comics.

A minissérie tem formato tablóide, e é criada por grandes nomes dos quadrinhos como Neil Gaiman, Dave Gibbons, Brian Azzarello. O projeto tenta resgatar o clima das tiras dominicais dos jornais e sai durante doze semanas, entre julho e setembro deste ano. A idéia da equipe editorial da DC Comics é dar uma página para cada personagem, como se fosse uma grande tira de jornal. A série de cada herói só se conclui ao final das doze edições, e nenhuma história terá ligação com a cronologia dos personagens.

Ou seja, maior liberdade criativa, ao mesmo tempo desafio para a criatividade de cada autor de contar algo em apenas uma única página. São atitudes como essas que me fazem ter ainda um pouco de ânimo com o mercado de super-heróis, apesar de seus mais erros que acertos. Dessas histórias a que mais me pegou de jeito foi a do Gavião Negro, com Kyle Baker no argumento e roteiro (sim Freud, sou putinha paga do Baker). Nela o Thanagariano tenta impedir o seqüestro de um avião por terroristas, tudo metaforizado com mitologia de Thanagar e a capacidade de voar do personagem, além dos belos desenhos.

Entre os personagens temos: Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Desafiador, Mulher-Gato, Metamorfo, Homens-Metálicos, enfim, muita coisa que não era trabalhada a um bom tempo no Universo DC (kamandi por sinal). Vale a pena a conferida. Deixo um portal, na verdade três portais, para os states. Lá vocês compram a revista e lêem ok?

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br