English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 13 de setembro de 2009

NOSTALGIA: CAPITÃO 7, O PRIMEIRO SUPER-HERÓI DA TV BRASILEIRA

por J.B.

No dia 24 de outubro de 1954, estreava na TV Record o seriado CAPITÃO 7, o primeiro super-herói brasileiro, que como todos os programas da época era apresentado ao vivo.

O Capitão 7 era interpretado por Ayres Campos, campeão mineiro de boxe e ator, já tendo atuado em mais de dez filmes dos estúdios Vera Cruz, ele era famoso por dispensar o uso de dublês, o que lhe acarretou várias lesões ao longo da série.

Em 1959, com o inicio dos programas gravados, as cenas de ação e de efeitos especiais ficaram muito melhores, o que fez com que o show continua-se no ar por 12 anos, com um total de 500 episódios.

A série era exibido as segundas, quartas e sextas as 19:00hs. O número 7 no nome do herói era uma alusão ao canal que a Record ocupa até hoje na cidade de São Paulo.

A origem do Capitão 7 era uma mistura das origens do Superman, Lanterna Verde e Flash Gordon, onde o pequeno Carlos, um menino de uma pequena cidade do interior de São Paulo salva um alienígena, que em retribuição o leva para o Sétimo planeta.

Ao voltar, Carlos era mais que um simples humano, usando um uniforme colante azul com um 7 no peito e demonstrando incríveis poderes, como a capacidade de voar, superforça e superinteligencia, estava pronto para defender a Terra de criminosos, ameaças subterrânea e espacial.

Como todo super-herói, o Capitão 7 também tinha uma namorada, a filha de um oficial da Interpol chamada Silvana, interpretada por Idalina de Oliveira, a garota-propaganda número 1 da Record.

O super-herói sofreu ao longo de sua carreira dois golpes do destino, o primeiro foi a destruição dos programas gravados em um dos inúmeros incêndios ocorridos na Record, o outro foi o falecimento de Ayres Campos em julho de 2003 de pneumonia, o ator tinha 80 anos, sua ultima aparição publica foi durante o especial de 50 anos da Record.

Com o termino do programa, Ayres abriu uma confecção de roupas e especialisou-se na fabricação de fantasias do Capitão 7.

Em 2001 o designer paulistano Danyael Lopes conversou com Ayres Campos sobre a possibilidade de lançar uma nova versão do Capitão 7.

Danyael afirmava que como o seu estilo de fazer quadrinhos era novo, resolveu pegar um personagem desconhecido da maioria da população com menos de cinqüenta anos e revitaliza-lo, porém depois da morte de Ayres e com a falta de patrocínio o projeto nunca foi adiante.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br