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segunda-feira, 25 de julho de 2011

CADEIRANTE É BARRADA E INSULTADA EM CINEMA

Por J.B.

Essa postagem vai fugir dos padrões normais do MixHQ, mais como também sou cadeirante me vejo no dever de relatar tal acontecimento.

Estava navegando pelo net, quando vi essa noticia no CinemacomRapadura. O fato aconteceu com a tretaplégica Vitória Bernardes, que além de ser impedida de entrar na sala de cinema, ainda foi humilhada.

segue abaixo a carta que Vitória escreveu para o Blog Sem Barreiras:

Dia 18 de julho de 2011, segunda-feira, fui ao Cinemark do Bourbon Shopping Ipiranga, em Porto Alegre, RS. O que era um programa simples, tornou-se inacreditavelmente “impossível”. Eu e mais 3 primos compramos os ingressos e entramos na sala de cinema. Constatando a dificuldade de visualizar a tela, devido sua proximidade, pedi para minha prima, Bruna, solicitar a ajuda de um funcionário. Devido sua demora, solicitei que minha outra prima, Gerusa, fosse verificar o que estava ocorrendo. Minutos depois, elas entraram acompanhadas pelo gerente, senhor Maurício. Ele afirmou que o Cinemark proíbe seus funcionários de prestar auxílio como “este” aos seus clientes. 

Ou seja, o Cinemark, além de não disponibilizar um local decente para cadeirantes, proíbe seus funcionários de os colocarem em uma poltrona onde possam, ao menos, ver o filme. Apesar de preferir me locomover livremente e saber das leis que asseguram esse direito, abdiquei disso para me adequar ao serviço precário oferecido e, mesmo assim, escuto do representante da empresa que isso NÃO É POSSIVEL?!

Como o filme estava prestes a começar, minhas primas decidiram que elas mesmas me colocariam na poltrona. Nesse momento, o gerente “informou” que esta ação não poderia ser feita dentro do estabelecimento. Além de não ajudar, proibiu minhas primas de prestarem esse auxílio. No primeiro momento da solicitação, quando a Bruna ainda estava sozinha, o senhor Maurício comentou que o cinema não tinha “estrutura”, pois era feito para “pessoas normais”

Normal, anormal ou qualquer outro rótulo ou denominação que queiram dar, não importa. Tenho limitações sim, mas, como qualquer outra pessoa, paguei por um serviço, pelo qual não fui informada que não poderia usufruí-lo.

Durante este lamentável acontecimento, meu único desejo era me esconder, chorar de raiva, pois além de me sentir severamente lesada como consumidora, me senti diminuída como pessoa. E pior, pelo tom usado pelo funcionário, me senti culpada por estragar o passeio das pessoas que me acompanhavam, entre elas, uma criança.

Além de tudo, por instantes, o gerente me fez acreditar que o problema em questão era eu, e não sua empresa… Que inversão de valores é essa?

O caminho mais simples é “deixar assim”, mas me nego a considerar essa possibilidade. Por isso, peço que ajudem minha voz, que continua embargada, a ser ouvida por outros, sejam eles donos de estabelecimentos ou pessoas que, devido às injustiças vividas diariamente, desistem de lutar por seus direitos, por menores que sejam, como assistir um filme numa segunda-feira a tarde…

Agradeço a colaboração!

Grande abraço,

Vitória Bernardes

21/07/2011″

Peço aos nossos leitores que também são redatores de Blogs, que repassem esse post. Para que mais pessoas saibam como o Cinemark do Bourbon Shopping Ipiranga, em Porto Alegre, RS trata os portadores de necessidades especiais.

Fonte: www.cinemacomrapadura.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Faça uma denúncia ao Ministério Público. Pois todos os estabelecimentos de uso público são OBRIGADOS por lei a estarem adaptados aos portadores de necessidades especiais. Decreto-Lei 5296/2004.
E Constituição Federal, onde assegura a "facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de preconceitos e obstáculos arquitetônicos."
Não "deixe assim" não.
Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia no Ministério Público.
Abraços

Penellope Charmosa disse...

Isso é uma vergonha nacional!
Como uma pessoa que está em pleno século XXI tem esse tipo de comportamento!
E olha que isso não aconteceu aqui na Paraíba!

 
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