English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 13 de julho de 2018

COMO CONHECI AS OBRAS DO PROFESSOR J. R. R. TOLKIEN

Por J. B.

No final da década de 1990, época em que eu não tinha nenhum acesso a informações sobre entretenimento, leia-se acesso à internet discada, comecei a acompanhar as notícias sobre HQs, séries, mas principalmente cinema, na extinta e saudosa revista Sci-Fi News.

E em janeiro de 2000 li sobre a produção de um filme chamado O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, uma adaptação do livro homônimo escrito pelo britânico John Ronald Reuel Tolkien, um autor de quem nunca tinha ouvido falar. 

Lembro que não dei muita importância, afinal tinha outros filmes, séries e HQs que atraiam minha atenção naquela edição, mas nos meses seguintes continuava saindo novas notícias, elenco e fotos de bastidores, tudo isso foi atiçando minha curiosidade.

Até que em junho do mesmo ano, saindo do cinema (não lembro qual era o filme) passei na frente de uma livraria no shopping e vi um livro, volumoso, com um velho de longas barbas brancas, que não era o Papai Noel, caminhando por uma floresta, e qual foi minha surpresa quando vi que era o tal O Senhor dos Anéis que eu vinha acompanhando as noticias do filme nas edições da Sci-Fi News. 

Semanas depois voltei nessa livraria e comprei o livro, um único volume contendo os três livros que compunham a história, A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei. Comecei a leitura no mesmo dia da compra, nesse período eu não tinha o costume de ler livros, acho que devo ter lido uns quatro anteriormente, afinal HQs sempre foram mais baratas que livros.

Devo confessar que o começo da leitura de SdA foi lento, em certos momentos tive vontade de parar, pular alguns capítulos. Mas insisti, perseverei e enfim conclui a  leitura. Anos depois ouvindo um podcast especial sobre a Trilogia do Anel, ouvi uma frase que sintetizava, perfeitamente, o que havia sentido na época de minha primeira leitura:

"Você tem que ter uma grande perseverança para passar pela Festa do Condado, a Floresta Velha e, principalmente, pelo Tom Bombadil, só assim você irá merecer entrar para a Sociedade do Anel!"

A medida em que ia lendo o livro, também ia acompanhando as noticias do primeiro filme, a Sci-Fi chegou a criar uma sessão exclusivamente dedicada a produção do filme, o que mantinha meu nível de curiosidade sobre a obra em alta.

Mas mesmo com esse começo um pouco turbulento, me apaixonei pelo livro, mesmo com as infinitas páginas de descrição, que são tão criticadas por várias pessoas, porém nada disso tirou meu prazer em descobrir o universo dos livros, o qual guardei em meu coração ao lado do universo das HQs, naquela leitura recheada de Orcs, Elfos, Homens, um Anão e três Hobbits.

Mapa da Terra-Média.
Lembro-me que antes de terminar As Duas Torres eu já estava voltando à livraria, atrás de mais coisas daquele escritor, que tinha uma cara de um bondoso vovô na contracapa do livro, o que me levou ao O Hobbit, O Silmarillion, Os Contos Inacabados de Númenor e da Terra-Média e O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis: Vida e obra de J. R. R. Tolkien, escrito pelo brasileiro Ives Gandra Martins Filho, agora estou na expectativa dos lançamentos dos livros A Queda de Gondolin (The Fall of Gondolin) e J.R.R. Tolkien. Uma Biografia, do autor Humphrey Carpenter.

Anos depois ganhei de um amigo o livro Os Filhos de Húrin e mais recentemente adquiri uma biografia chamada J. R. R. Tolkien: O Senhor da Fantasia, escrita por Michael White.

Posso garantir para vocês que a leitura do material do Professor Tolkien é algo extremamente gratificante e fascinante, ele conseguiu criar um mundo inteiro, com sua própria geografia, história e línguas, que o mesmo desenvolveu para cada raça que habitaria a Terra-Média. Isso sem mencionar os cativantes personagens que nos passam a capacidade de entender suas motivações, seus receios e esperanças.

Minha pequena coleção.
Meu fascínio só aumentou depois que terminei minha primeira leitura do Senhor dos Anéis e de quando eu assisti O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel. Lembro-me que quando vi o pôster da Sociedade em uma locadora de vídeo fiquei extasiado com a oportunidade de assistir novamente, e desta vez na companhia de minha mãe, fui um dos primeiros a locar as duas fitas VHS e passar um final de semana inteiro assistindo o filme.

Nessa época já tinha lido, em poucos dias, O Hobbit e já colecionava as informações, ainda na revista Sci-Fi News, sobre o futuro lançamento de As Duas Torres, como podem ver a magia estava reiniciando. 

Quase consigo ver o Professor Tolkien sentado em sua escrivaninha, logo depois de corrigir as provas de seus alunos, acendendo seu cachimbo, dando vida a cada um de seus personagens, desenhando cada letra dos alfabetos que criou, os mapas que desenhou com cada canto da Terra-Média.

Um exemplo de criatividade pulsante é o verso do Anel, algo tão grandioso e fascinante, apesar de ser sombrio. Nos passando a nítida impressão de que cada palavra, cada verso foi escrito e escolhido com o maior esmero.

Em linguagem de Mordor:

"Gakh Nazgi Ilid Albai Golug-durub-uuri lata-nuut.
Udu takob-ishiz gund-ob Gazat-shakh-uuri.
Krith Shara-uuri matuurz matat duumpuga.
Ash tug Shakhbuurz-uur Uliima-tab-ishi za,
Uzg-Mordor-ishi amal fauthut burguuli.
Ash nazg durbatuluk, Ash nazg gimbatul,
Ash nazg thrakatuluk,
Ugh burzum-ishi krimpatul,
Uzg-Mordor-ishi amal fauthut burguuli."

Em inglês:

"Three Rings for the Elven kings under the sky,
Seven for the Dwarf-lords in their halls of stone, 
Nine for Mortal Men, doomed to die, 
One for the Dark Lord on his Dark Throne, 
In the land of Mordor where the shadows lie, 
One Ring to rule them all, 
One Ring to find them, 
One Ring to bring them all, and in the darkness bind them, 
In the Land of Mordor where the shadows lie."

Em português:

"Três Anéis para os Reis-Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,
Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, 
Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as sombras se deitam."


E aqui termino meu texto, mostrando como através de uma simples matéria em uma revista, sobre um futuro filme, adaptado de um livro que nunca tinha ouvido falar, me levou até o fantástico Universo da Terra-Média. Espero que vocês tenham uma leitura tão proveitosa e envolvente das obras do Professor quanto eu ainda tenho, com todas as leituras e releituras ao longo dos anos.

2 comentários:

BLOQUIM disse...

Cara eu conheci o senhor dos anéis, pela revista super interessante li uma matéria sobre o filme, muito boa em que o livro foi bem explicado. Daí vi os filmes e há uns seis anos consegui ler o livro.

Antes era mais difícil consegui informações, mas o conteúdo era mais bem elaborado.

Hoje só tem canais e sites meia boca,os caras desinformar mais dor que informam.

Grande texto.

MixHQ disse...

Tens toda razão Markos.
Obrigado pela visita.

 
BlogBlogs.Com.Br