English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 11 de junho de 2012

1982 - 2012: Os 30 Anos de E.T. O Extra-Terrestre

by Hal Jordan


Cavalgando à passos largos para se transformar em um dos grandes símbolos do cinema hollywoodiano nos anos 80, Steven Spielberg lançava como promessa de estouro de bilheteria do verão americano de 1982 um dos maiores clássicos da aventura, até os dias de hoje, o filme "E.T. O Extra-Terrestre".

O roteiro do megasucesso "ET" nasceu nos sets de filmagem do filme "Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida", em 1981. Entre uma filmagem e outra, Spielberg traçou grande parte da história do projeto com sua então namorada Melissa Mathison, que se tornaria a roteirista oficial do filme.

Um dos fatos peculiares do filme "ET" é que ele foi desenvolvido para o público infantil, com panorama de roteiro sob a ótica de crianças mas, o filme atingiu todas as gerações e faixas etárias desde o seu lançamento.

"A história mostra a chegada de um extraterrestre a uma pequena cidade dos Estados Unidos. Perdido, o ser de visual esquisito acaba indo parar na casa em que o garoto Elliott vive com sua mãe, irmãos e um cachorro. Inicialmente há um estranhamento, afinal de contas ninguém ali sabe o que é aquela criatura estranha. Logo surge uma grande amizade entre o menino e o visitante espacial. Mais do que isso: os dois passam a ter uma espécie de elo psíquico.

Elliott tenta a todo custo manter o alien escondido dos adultos, mas a coisa não sai como ele espera e, aos poucos, várias pessoas vão tomando conhecimento da criatura. Sua mãe, Mary (Dee Walace), se espanta com a coisa toda e tenta ajudar seu filho. Mas a situação sai de controle, a notícia se espalha e o governo quer se apoderar do visitante. No meio disso tudo, acompanhamos uma história incrível de amizade incondicional e uma das maiores produções que o cinema já viu."
(O Capacitor)

O filme "ET" é considerado pela grande maioria dos críticos do cinema como a obra máxima de Spielberg. Esteve no topo do ranking de maior bilheteria do cinema mundial por quase vinte anos, quando fora superado pela produção "Titanic" no final dos anos 90.

Independente dos predicados do seu diretor, o filme "E.T." é um clássico atemporal do cinema, que conquistou toda a geração daquela época mágica de grandes produções cinematográficas, que foram os anos 80, mas que sua fórmula ainda funciona em nosso presente.

Não se trata de um roteiro e uma câmera mas, sim, de um maestro e sua extrema capacidade de transformar roteiros cinematográficos em mágica.

Parabéns à mim, à você, à todos que vivenciaram o ápice dessa produção em sua cronologia original.













Thrailer:


Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br