English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

"Cry for Justice" e seus incidentes...


A mini-série JLA: Cry for Justice está, apenas, no seu segundo número de lançamento e, em cada edição lançou uma polêmica diferente gerando constrangimentos aos editores da DC Comics.

A editora Gail Simone foi uma das que "tomou partido" pelo nível da discussão envolvendo Oliver Queen e Hal Jordan.

Na primeira página da edição nº2, o diálogo é o seguinte:
Lanterna: "Tenho que confessar uma coisa."
Arqueiro: "Se tem algo a ver com Caçadora, Lady Falcão Negro e uma garrafa de vinho, a Dinah já me contou. E só tenho uma coisa a dizer: 'Mandou bem, garoto'."
Lanterna: "Não, não era iss- peraí. Você sabe disso?"
Arqueiro: "Todo mundo já sabe. Do Morcego-Homem ao Metamorfo..."
Pegou muito mal entre os leitores, após cirarem-se círculos de debates nos fóruns especializados onde várias vertentes foram estabelecidas em seus diversos pontos de vistas.

A discussão na internet inclina-se para uma referência à libertinagem de um herói e duas conhecidas heroínas do universo DC, com toques de machismo.

"... odeio ver a Caçadora ser tachada de vadia de novo. E se as duas se envolvessem num ménage a trois, seria um problema para a amizade delas, e as Aves já eram uma das poucas e raras séries sobre amizade feminina nos quadrinhos", escreve a autora Gail Simone em um fórum do site Comic Book Resources.

Para quem não se lembra, a participação da Caçadora na série Liga da Justiça sem Limites tratou a personagem como uma libertina nos episódios protagonizados pelo Questão, mostrado um envolvimento além da parceria heróica entre eles.

O roteirista James Robinson, responsável pelo papo entre os heróis ainda não se pronunciou.

Por outro lado, abrindo o leque de discussões entre a série "Cry for Justice" e suas mais variadas interpretações, está a edição nº 01, que trouxe as ilustrações promocionais veiculadas em outras revistas uma imagem que gerou um embaraço ainda maior:

Pela diagramação da arte, claro, pela posição dos enquadrados em primeiro plano, Eléktron, Arqueiro Verde, Lanterna Verde e Capitão Marvel - pela expressão de suas faces - estão fixados nos seios adolescentes de Supergirl, 16 anos, desenhada por Mauro Cascioli.
Em duas edições não se mostrou motivos para o corte na imagem da Supergirl que fundamentasse o close em seu busto.

Torcemos para que os embloglios não passem de meros mal-entendidos preservando as figuras dos personagens, seus roteiristas e desenhistas, assim como todo universo quadrinístico.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br