English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

BIOGRAFIA ESPECIAL: SUPERMAN - PARTE III

Por J.B.


SUPERMAN EM OUTRAS MIDIAS


Clayton "Bud" Collyer
Em 1940, a Mutual Radio Network colocou no ar três vezes por semana o seriado chamado As Aventuras do Superman, com duração de 15 minutos, que contava com o patrocínio da Kellogg´s.

Para os ouvintes poderem diferenciar Clark Kent de seu alter ego os produtores usariam dois atores, no entanto, um jovem chamado Clayton "Bud" Collyer deu uma alternativa melhor.

Ele usaria uma voz de tenor para Clark Kent e de barítono para Superman, e faria a mudança de voz durante a frase: "Este é um trabalho para o Superman".

Alguns elementos que passariam a integrar sua mitologia foram lançados no programa de rádio, destes os mais significativos foram à introdução dos personagens Perry White, Jimmy Olsen, Daily Planet, e da kryptonita, minério radioativo nocivo para qualquer kryptoniano. 
Kryptonita

Esse elemento radioativo foi incorporado nos quadrinhos em uma edição da revista do Superman em 1949. A criação da kryptonita foi um artifício usado porque Bud Collyer precisava tirar duas semanas de férias, só que a voz de Bud era vital para o programa. Como o show iria ao ar sem Clark/Superman?

A solução foi usar esse elemento radioativo que tiraria os poderes do herói, durante o período de férias de Bud os diálogos do herói restringiam a grunhidos e gemidos que retratavam o sofrimento sob os efeitos da kryptonita. 

O programa ficou no ar até 1951, foram produzidos mais de 2.000 episódios, um recorde na história dos programas de rádio. Em 1941, a Paramount entrou em contato com Max Fleischer, um dos donos do Fleischer Studios, para que eles produzissem uma série de curtas do Superman, que seriam exibidos nos cinemas, antes dos filmes, como não queria realizar esse trabalho, Max pediu, uma quantia exorbitante para a época, cerca de US$ 50 mil dólares só pelo primeiro episódio, e US$ 30 mil pelos demais desenhos, a Paramount não quis saber, pagou a quantia pedida.

 1º desenho animado do Superman
Fleischer, chegou a realizar, magistralmente por sinal, cerca de 09 desenhos, até que Max e seus irmão venderam seu estúdio para a própria Paramount, que o rebatizou como Famous Studios e fez os últimos episódios da série. Todos os 17 desenhos tiveram a voz de Bud Collyer, o mesmo do programa de rádio, a série teve fim em 1943.

Em 1942 a editora Randow House publicou o romance "The Superman", escrito por George Lowther.

No qual foram alterados alguns nomes kryptonianos, como o caso de Jor-L que foi mudado para Jor-El e Lora que sofreu uma pequena alteração para Lara.

Lowther foi quem finalmente deu aos pais adotivos do herói os nomes de Sarah e Eben Kent, alterados anos depois para Jonathan e Martha Kent. 

No inicio dos anos 50, fomos apresentados ao nome kryptoniano do Superman, Kal-El, que significa “Filho das Estrelas”. Alguns anos atrás, arqueólogos encontraram alguns escritos hebraicos, que continham um termo semelhante ao nome Kal-El que traduzido quer dizer "Tudo que Deus é".

2º casal CLois em live-action
 Em 1957 foi lançada na TV americana a série The Adventures of Superman, com os mesmos atores do longa Superman And The Mole Man, George Reeves como Clark Kent e a atriz Phyllis Coastes como Lois Lane.Essa série teve o mesmo problema do seriado anterior, as cenas de voos, as primeiras tentativas foram içar o ator por cabos, porém, novamente, não deu certo.

A solução encontrada foi usar uma catapulta hidráulica para as decolagens, para fazer as seqüências de voo foi usado o velho e ainda eficiente Chroma Key.

Por ter um orçamento baixo, o Superman só enfrentava criminosos comuns, tipo assaltantes de bancos e mafiosos. A série é considerada uma das mais longas de sua época, indo de 1952 a 1956, com cerca de cento e quatro episódios.

Essa série foi uma das primeiras a começar filmada em preto-e-branco, e terminar quando a TV já era em cores, no período em que era feita em P&B, o uniforme do Homem de Aço foi confeccionado nas cores marrom e cinza, em uma tentativa de simular as cores vermelho e azul. 

Três anos depois do fim da série, George Reeves foi encontrado morto, oficialmente foi declarado que ele cometeu suicídio, dando um tiro na cabeça, três dias antes do seu casamento com Lenore Lemmon. Esse ato foi classificado para a mídia como stress e depressão com a paralisação de sua carreira de ator, já que ele se considerava um ator de um único papel.

John Rockwell
Depois do sucesso da serie do Homem de Aço, o editor-chefe da D.C. Comic, antiga National Periodics, Whitney Ellsworth resolveu lançar uma nova serie, chamada SUPERBOY desta vez contando as aventuras do herói quando era adolescente.

Assim, em 1961, Ellsworth desenvolveu um piloto para a série chamado Rajah´s Cansom, que foi baseado em uma história em quadrinhos publicada na revista Superboy #88 com o nome The Saddest Boy in Smallville. 

A adaptação foi feita pelo escritor Vernon E. Clark e pelo próprio Ellsworth. O piloto contava com a participação dos atores John Rockwell como Clark/Superboy, Bunny Healing como Lana Lang e Morty Magetta como a viúva Martha Kent. Infelizmente a serie não passou do piloto, já que a patrocinadora Kellogg´s não demonstrou nenhum interesse em dar andamento ao projeto.

O Superboy só chegou as TVs em 1966 em forma de uma serie de desenhos aminados lançados pela Filmation e produzidos por Lou Scheimer, Nomr Prescott e Allen Ducovy. A maioria dos roteiros foi escrita por Mort Weising, editor das revistas do Superman, e os desenhos eram inspirados nos de Wayne Boring e Curt Swan, dois dos principais desenhistas do Homem de Aço.

Semelhança com o Christopher Revee
No final da década de 80 foi produzido um desenho animado do Superman que infelizmente teve apenas uma temporada, de 1988 á 1989, com um total de 13 episódios. A maioria dos roteiros foi escrita pelo renomado escritor de histórias em quadrinhos Marv Wolfman.

Numa clara tentativa de aproximar a série com os filmes, deram as feições do ator Christopher Reeve ao rosto do Último Filho de Krypton.

Para ler os capitulos anteriores clique AQUI e AQUI.

3 comentários:

Fal disse...

Adorando saber mais sobre o Super. Não sabia desta tentativa, tipo Smallville, que não saiu do piloto. Não entendi direito o penúltimo parágrafo.

NovatahBR disse...

Gosto muito dessas matérias sobre a história Supermam, não sabia nada da criação do personagem, e aqui fiquei sabendo de coisas supreendentes, excelente. Nós que somos acostumados só em apreciar o resultado, é muio bom ficar sabendo do que acontece por tras de cada história que acompanhamos.Estou simplismente fascinada por esta biografia do Superman. Até a próxima!!

Jerller Alves disse...

A história de Superman é bastante rica,muitas décadas de hqs,filmes entre outras mídias,espero que em 2013 o novo filme de Superman honre o personagem.

 
BlogBlogs.Com.Br