English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Em preto e branco



Filme noir é um estilo de filme primariamente associado a filmes policiais, que retrata seus personagens principais num mundo cínico e antipático. O Film noir é derivado dos romances de suspense da época da Grande Depressão (muitos filmes noir foram adaptados de romances policiais do período), e do estilo visual dos filmes de terror da década de 1930. Os primeiros Films noirs apareceram no começo da década de 1940. Os "Noirs" foram historicamente filmados em preto-e-branco e eram caracterizados pelo alto contraste, com raízes na cinematografia característica do Expressionismo alemão.

Coloquei isso tudo para poder falar de um estilo utilizado em lançamentos recentes pela editora do Mickey Mouse: Marvel Noir. Primeiramente foram lançadas as versões Noir de X-men e Homem-Aranha, depois veio Demolidor, Wolverine, Justiceiro, Cage, e por aí (como todo produto sendo usado até desgastar totalmente). Essas séries não são sobre super-heróis, são uma adaptação dos personagens Marvel para o gênero policial, na linha dos livros de Raymond Chandler ou Dashiell Hammett.

X-Men Noir ficou nas mãos de Fred Van Lente e Denis Calero. Essa minissérie mostra os X-Men fazendo parte de um submundo criminoso em Manhattan, Nova York, na década de 1930. Nesse mundo, Eric Magnus (Magneto) é o chefe dos detetives da polícia nova-iorquina e o Professor Xavier, um mestre do crime. Também participam da história Ciclope, Warren Worthington, Homem de Gelo, Fera, Jean Grey, Peter Magnus (Mercúrio), Wanda Magnus, Fred Dukes (Blob), Jason Wyngarde (Mestre Mental) e Mortimer Toynbee (Grouxo).

Homem Aranha Noir tem uma premissa seguindo-se à um universo pós depressão (anos 30/40) e é escrito por David Hine. Peter ainda é um orfão, sua tia ainda o criou e ele é picado por uma Aranha, só que essa aranha vem dos mitos africanos e a transformação é mais mística. De todas as séries Noir que li até agora essa do Spider-man foi a mais criativa, transformando Normam Osborn em um chefão do crime, com um Abutre carnívoro e uma intriga de traições como motor da história. Sem contar que o visual do Aranha é bem legal.

Toda a série Noir, é óbvio, é uma cópia (ou se quiser inspiração) no universo de Sin City, com suas poses forçadas e tramas de assassinatos. Porém, mesmo sendo mais uma tentativa da Marvel de fazer um universo Ultimate, não deixa de ser curiosa de se ler. Principalmente, se você não for um fã xiita, que aceita algumas grandes mudanças e se divertir com a curiosa empreitada. Ainda não se tem uma previsão da chegada por aqui desse material, mas sempre tem uma passagem por alguma companhia aérea para os states disponível.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br