English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 9 de outubro de 2012

PERFIL:CHRISTOPHER REEVE

Bruce Banner


Nascia em Nova York,no dia 25 de setembro de 1952,Christopher D`Olier Reeve.Ele marcaria a história do cinema,nas décadas seguintes,interpretando o Superman em quatro filmes,sendo considerando por muitos fãs,um ator que conseguiu capturar a essência do personagem,permanecendo na memória de todos até hoje.

Reeve iniciou sua carreira de ator muito jovem,aos 14 anos,frequentando renomadas escolas de arte cênicas.Seus primeiros trabalhos foram no teatro e televisão.Seu primeiro papel de destaque foi em 1977,no filme Alerta Vermelho:Netuno Profundo.

Em 1978,foi o ano de sua ascensão profissional,interpretando o personagem que marcou sua carreira,o Superman.Esse filme mostrava a origem do personagem,com a destruição de Krypton,com uma participação especial do excêntrico Marlon Brandon,como Jor-El,e foi dirigido por Richard Donner.O filme foi indicado a diversas premiações,inclusive ganhando o Oscar em 1979 de melhores efeitos visuais e em 1980 venceu o Grammy de melhor trilha sonora.

Reeve reprisou o papel do Homem de Aço mais 3 vezes em:Superman II(1980),Superman III(1983) e Superman IV-Em Busca da Paz(1987).Após esse último filme de Superman,a carreira de Reeve ficou mais voltado para a televisão,fez diversos filmes,que só foram lançados na tv.Em 1993,esteve no elenco de Vestígios do Dia,que recebeu oito indicações ao Oscar,incluindo melhor filme.

No dia 27 de maio de 1995,a vida de Reeve sofreu um enorme mudança,que veio a marcar sua vida para sempre.Ele sofreu uma queda de cavalo,e com isso sofreu fraturas em suas duas primeiras vértebras cervicais,que o deixaram tetraplégico.

Após o acidente,Reeve se dedicou ao estudo das células-tronco,criando a Chistopher Reeve Paralysis Foundation,que visava a melhoria de vida para pessoas vítimas de paralisia.Reeve ganhou dois prêmios humanitários,em 27 de janeiro de 1996,foi condecorado com a Ordem Bernard O`Higgins,pela defesa pública a atores chilenos,durante a ditadura de Pinochet.Em Setembro de 2003,ganhou o Prêmio Lasker,conhecido como Nobel americano.

Em 10 de outubro de 2004,chegava ao fim a vida desse ator tão talentoso e engajado nas causas sociais.A sua morte aconteceu em decorrência de um infarto,causado por uma infecção.Reeve era casado,desde o dia 11 de abril de 1992,com a atriz Dana Reeve.Após o acidente,Dana se dedicou exclusivamente em cuidar do marido.Ela veio a falecer em 6 de março de 2006,devido a um câncer pulmonar.Reeve e Dana,tiveram só um filho,Will,que após a morte da mãe,foi adotado pelo ator Robin Williams.

A última participação,como ator de Reeve,foi na série do canal americano CW,Smallville,em 2002.Nessa série,o ator Tom Welling interpretava  Clark Kent(Kal-El),quando era jovem,a série durou 10 temporadas.

"Um herói é um indivíduo comum,que encontra força para perseverar e resistir apesar dos obstáculos devastadores" Christopher Reeve   
-




Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br