English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 1 de maio de 2019

REVIEW DE AVENGERS: ENDGAME (COM ALGUNS SPOILERS)

Por J.B.

Semana passada tive uma das maiores experiência cinematográfica das últimas décadas, primeiro vi a conclusão de um trabalho de 11 anos, segundo vi uma das maiores batalhas de Super-Heróis contra um Super-Vilão já realizada nos cinemas, é claro que estou falando de Avengers: Endgame (Vingadores: Ultimato - 2019), que chegou aos cinemas brasileiros no último dia 25 de abril.

Avengers: Endgame já chega totalmente seguro de si, com o nível de hype passando de 8.000, com inúmeras teorias rolando na internet e em conversas entre amigos, mesmo tendo algumas teorias acertadas em parte, a maneira como os Irmãos Russo seguiram uma trajetória surpreendente.

O filme em si começa ainda nos momentos finais de Avengers: Infinity War (2018), onde vemos o pequeno rancho onde Clint Barton, o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), está em prisão domiciliar desde os acontecimentos de Captain America: Civil War (2016). Barton estava em um descontraído piquenique com a família quando o vilão Thanos deu o estalar de dedos, em questão de segundos toda a sua família desaparece, e triste ver o desespero de Clint correndo sem direção, tentando entender o que aconteceu com sua família.

Assim, o roteiro traça para Clint Barton sua identidade de Ronin, um assassino que tem como missão eliminar aqueles que ele não considerar dignos após o genocídio indiscriminado de Thanos. Difícil imaginar uma reviravolta mais surpreende do herói que em Avengers: Age of Ultron (2015) se mostra um pai preocupado com a família, isso nos mostra uma das facetas da depressão pós-perda que veremos durante o filme.
Enquanto isso no espaço a nave dos Guardiões da Galáxia está sem combustível, sem rações e com o oxigênio acabando, nela estão Nebula (Karen Gillian) e Tony Stark (Robert Downey Jr.), quando toda a esperança já esta acabando eis que surge a Capitã Marvel (Brie Larson), que transporta a nave para a base dos Vingadores. 

Depois de um encontro turbulento com o Stark, os demais Vingadores, com o auxílio da Nebula e da Capitã Marvel, decidem ir até "O Jardim", um planeta onde o Thanos (Josh Brolin) criou sua fazenda, recuperar as Joias e desfazer o estalar que dizimou metade da vida no universo. Lá chegando eles derrotam e dominam, de maneira rápida e fácil o Titã, com o Thor chegando e decepando o braço que continha a Manopla do Infinito

Porém ela não contém mais as Joias do Infinito e ao questionarem onde elas estão, o Vilão diz que as transformou em átomos, e que o que ele fez nunca poderá ser desfeito, nesse momento Thor usa o Stormbreaker e decepa a cabeça do Thanos, os heróis voltam para a Terra derrotados, nesse momento temos um salto temporal de 05 anos.

Durante essa meia década o mundo não conseguiu se recuperar, não prosperou e uma imensa depressão se instaurou sobre todos no planeta. O Capitão participa de grupos de autoajuda, ouvindo e aconselhado, é em uma dessas reuniões que temos dois cameos, um dos diretores do filme o Joe Russo e o roteirista de HQs e criador do Thanos, Jim Starlin, participa de uma dessas reuniões. ‌

Enquanto isso, como forma de tentar manter a mente ocupada, Natasha Romanovff, a Viúva Negra (Scarlett Johansson), lidera o que sobrou dos Vingadores, fazendo de tudo para manter a normalidade no planeta, para ajudar ela recrutou o Rocket Raccon (Bradley Cooper), a Okoye (Danai Gurira) uma das Dora Milaje do reino de Wakanda e a Capitã Marvel, que no entanto passa grande parte do tempo resolvendo sérios problemas em vários planetas que também sofreram com o ato de Thanos.

Graças a um providencial ratinho, que religa as máquinas da van do Scott Lang, também conhecido como o Homem-Formiga (Paul Rudd), que assim consegue escapa do Reino Quântico, para ele só se passaram 05 horas, após descobrir o que aconteceu e, principalmente, que sua filha não desapareceu, Scott vai até o QG dos Vingadores, pedir a ajuda deles em um projeto, no mínimo louco, viajarem para o passado, pegar as Joias do Infinito antes do Titã Louco e desfazer o estalar de dedos.

Após convencer os heróis de que uma viagem no tempo seria, teoricamente, viável eles vão atrás do único cérebro do planeta que poderia construir tal máquina, Tony Stark, que hoje vive em uma casa fora da cidade, abandonou sua identidade de Homem de Ferro e agora cuida de sua filha, a pequena Morgan H. Stark (Lexi Rabe), ele não aceita o convite no entanto fica com a ideia martelando na sua cabeça, até que encontra uma foto ao lado do jovem Peter Parker (Tom Holland), o que o faz começar a teorizar uma forma de se viajar pelo Mundo Quântico.

Enquanto isso os heróis vão em busca de uma outra mente científica, e se encontram com o agora inteligente e ainda mais divertido Professor Hulk (Mark Ruffalo), ele conseguiu conciliar a força do Hulk com o intelecto do Bruce Banner.

Depois de uma conversa com a Pepper Potts (Gweneth Paltrow) Tony decide ir ajudar seus amigos, a sua primeira atitude é devolver o escudo ao Steve, e com esse gesto reatar a amizade. Depois que a máquina é construída, ele começam a se dividir em equipes e determinar o local para onde iriam retornar.

Já a viagem ao Mundo Quântico é tratada entre um lado mais voltado para o humor, como no momento em que temos alguns exercícios de metalinguagem, onde os heróis satirizam filmes como a Trilogia De Volta para o Futuro, Exterminador do Futuro e até o Em Algum Lugar do Passado, entre outros filmes do gênero, e o pseudocientífico, com o Tony, o Scott Homem-Formiga e o  Professor Hulk disparam conceitos do tipo "o passado é o futuro e o futuro é o passado" de forma tão rápida que acabamos não consiga pensar direto sobre tudo que foi dito.

É nessas viagens que ocorre um dos fatos mais tristes desse filme, a dupla Viúva Negra e Gavião Arqueiro são encarregados de viajar para o planeta Vormir, no ano de 2014, para recuperar a Joia da Alma, o que eles não sabiam era que é necessário realizar uma troca, uma alma por outra alma.


A Viúva e o Gavião acabam lutando na beira do abismo do sacrifício, com um atacando o outro à medida que tentam se jogar do penhasco. No final, porém, a Viúva leva a melhor sobre o Gavião, agarrando-o e ancorando-o ao lado do penhasco e deixando-se cair para a morte. Após o sacrifício da Viúva Negra, o Gavião Arqueiro desperta no rio de sangue de Vormir com a Joia da Alma na mão.

A morte da Natasha nos trás um final pesado e ao mesmo tempo heroico para a personagem, a Natasha sempre foi vista como o contraponto mais humano nos Vingadores, desde seu início em Iron Man II (2010), a personagem vivia um dilema interior sobre ela era de verdade e qual seu papel no mundo. Sua morte servi para mostrar ao público que nesse filme ninguém está realmente seguro. Com certeza essa é uma das cenas mais impactantes do longa. E essa foi só a primeira perda que tivemos.

Já o Capitão, Homem de Ferro, Hulk e Homem-Formiga viajaram para a Nova York de 2012, onde tivemos uma cena que aqueceu nossos corações. A responsabilidade de pegar a Jóia da Mente, que estava contida no cetro do Loki, ficou a cargo do Capitão. Para isso o Capitão seria que passar por vários agentes da SHIELD (na realidade da HYDRA) e convencê-los a lhe entregar o cetro. O clímax da cena ocorre em um elevador, o que nos remete, imediatamente a icónica cena do longa Captain America: The  Winter Soldier (2014).


Mas diferente do que aconteceu em 2014, desta vez não tivemos uma grande cena de briga no elevador, tivemos simplesmente o Capitão sussurrando bjo ouvido de um dos agentes a frase "Hail Hydra!", dando a entender que ele também era um agente duplo. Esse momento também faz referência a um arco que lançado, em 2017 chamado "Secret Empire", onde o Capitão se revelava um agente duplo da Hydra.

Para que esse texto não fique do tamanho de uma bíblia, afinal são três horas de filme, vou encerrar os spoilers por aqui. Só vou dizer que o terceiro ato de Avengers: Endgame foi de umedecer os olhos, com uma batalha final digna de The Lord of The Rings.

E a nota para esse filme, não poderia ser outra que:

Mil Milhões.

Trailer legendado:

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br