English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 7 de abril de 2019

REVIEW DE SHAZAM! (SEM SPOILERS)

Por J.B.

A primeira coisa que digo nesse review é: Vão ver Shazam! no cinema, vale cada centavo do ingresso.

Shazam! começa com o Mago Shazam, vivido pelo ator Djimon Hounsou encontrando um jovem que poderia ou não ser digno de receber seus poderes, e descobrindo que ele não era, por possuir uma maldade inerente na sua alma.

Logo depois somos transportados para a Filadélfia, em plenas Festas Natalinas, onde passamos a acompanhar a história do adolescentes Billy Batson, vivido pelo jovem Asher Angel, um adolescente que se perdeu da mãe em um parque de diversões, quando era criança e que hoje em dia vive pulando de um lar adotivo para o outro, enquanto tenta descobrir onde sua mãe verdadeira está. 

A vida do Billy começa a mudar quando ele foi adotado pelo casal Victor e Rosa Vasquez, interpretados pelos atores Cooper Andrews e Marta Milans, que já tem 05 outros filhos adotivos. Apesar de inicialmente demonstrar um certo grau de desprezo e arrogância, ele começa a mostrar um pouco do seu real caráter ao salvar o seu irmão adotivo, Freddy Freeman, interpretado pelo Jack Dylan Grazer, de uma dubla de brigões, é exatamente esse ato que atrai a atenção do Mago Shazam, que precisa desesperadamente, passar seus poderes a um novo Campeão da Magia.

Assim ao  entrar em um metrô, enquanto fugia da dupla de brigões, Billy acaba sendo transportado a Pedra da Eternidade, nexo de toda a Magia, lá ele conhece o Mago e após dizer seu nome, Shazam, se transforma no Mortal Mais Poderoso da Terra, magistralmente vivido pelo ator Zachary Levi.

Posso garantir que um dos pontos altos do longa foi a relação entre Billy/Shazam com o Freddy Freeman, um adolescente fanático pelos Super-Heróis que estão surgindo no mundo, ele faz o papel do espectador, que no nosso mundo acompanha toda a trajetória dos personagens da D.C. Comics, e passa a ajudar seu novo irmão a descobrir e dominar seus novos superpoderes, eles conseguem passar uma veracidade em suas interações, tendo seu ponto alto na sua interação com o próprio Shazam.

Shazam e seus irmãos adotivos.

Falando sobre o personagem principal, posso dizer que o Levi nasceu para esse papel, agora não vejo nenhum ator que pudesse rivalizar com o que o Zachary nos entregou nesse filme, ele conseguiu encanar o personagem com total maestria, nos entregando mais do que esperávamos. 

A interação entre o Zachary e o Jack Dylan foi tão forte que o diretor David F. Sandberg deu carta branca para que eles pudessem improvisar em várias cenas, o que fez com que as filmagens fluíssem com uma naturalidade perfeita. Já o Asher nos entregou um Billy realista, porém sem ser mau-caráter, como é visto no início da fase do personagem nos Novos 52.

Apesar de não terem tido muito destaque, ou seja muito tempo de tela, fora o Freddy Freeman, os outros irmãos adotivos do Billy foram muito bem apresentados em seus respectivos momentos, dando ênfase para a jovem Darla Dudley, interpretada pela talentosa Faithe Herman, uma menina que foi abandonada pelos seus pais na casa dos Vasquez. 

Mark Strong como Dr. Sivana.
Também temos o introspectivo mexicano Pedro Peña, que é vivido pelo ator Jovan Armand. Outro membro é o jovem inteligente e de origem coreana Eugene Choi, interpretado pelo Ian Chen. Para concluir temos a presença de Mary Bromfield, uma jovem preste a entrar na universidade, mas que terá um papel crucial no 3ª ato do filme, no longa ela é interpretada pela atriz Grace Fulton.

Para antagonizar o Herói temos o Dr. Sivana (e não Silvana), que por um motivo que não irei revelar, afinal esse review é sem spoilers, busca os poderes do Mago, até que consegue poderes que rivalizam com o do Shazam, para dar vida ao personagem temos o talentoso Mark Strong, que novamente consegue nos entregar um personagem com um peso, uma intensidade equivalente a de uma bomba nuclear, em vários momentos temos vislumbres de que ele vai explodir e perder totalmente o controle.

Eu mesmo pensei que isso ocorreria na cena em que ele encontra o pai e o irmão, no prédio das Empresas Sivana, mas não, ele sempre mantém uma calma, com uma voz controlada, que chega a dar calafrios principalmente por sabermos que essa calma aparente esconde uma fúria, uma violência incontrolável que existe em seu ser, assim como em Green Lantern (2011), onde a atuação dele como o Lanterna Sinestro foi a única coisa que se salva em todo aquele mar de dejetos, aqui ele faz mais um personagem que ficará marcado na memória de seus fãs e de todos que assistirem esse filme.

Shazam & Freddy Freeman.
Falemos agora da direção desse longa, que foi entregue, e abençoadamente entregue, nas mãos de David F. Sandberg, que entre outros trabalhos podemos citar "Lights Out", chamado no Brasil de "Quando as Luzes se Apagam" de 2016 e "Annabelle: Creation", conhecido aqui como "Annabelle 2: A Criação do Mal" de 2017. 

Sandberg sabe muito bem como conduzir seu tom narrativo, testando bem a forma como seus efeitos ficaram na câmera, como em alguns dos momentos onde o Shazam, juntamente com o Freddy, está testando e aprendendo como usar seus recém adquiridos poderes, nesses momentos vemos a câmera lembra a de um documentário.

Outro ponto que me deixou feliz, foi o fato dele não querer se concentrar por demais em algumas criaturas que aparecem no filme, caso tivesse agido de outra forma com certeza teríamos críticas, já que o valor oficial do filme foi de, aproximadamente 80 milhões de dólares, um valor, relativamente baixo para um filme de Super-Herói. Porém o diretor deve a competência de utilizar cada centavo dessa valor para nos entregar um filme primoroso.

O que podemos concluir é que Shazam! é o que podemos esperar de um excelente filme de Super-Herói, com um roteiro engraçado, encantador, sincero e que conta uma boa história, com um elenco divertido que nos trouxe personagens cativantes, pelos quais você se importa.  Shazam! abraça toda a fantasia, fazendo com que seu público alvo, os fãs de Super-Heróis, de quadrinhos receba um filme repleto de diversão.

Eu havia prometido que não teria spoilers nesse review, mas tem um que é impossível resistir a contar, trata-se da Família Shazam, que como vocês podem ver nessas imagens, está praticamente 100% igual ao que vemos nas HQs atuais.

Nota: 10.

Familia Shazam! no cinema e nos quadrinhos.

Trailer:

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br